26/06/2012

Cool Parte III

Cool Million de Frank Ryle e Rob Hardt chega ao terceiro álbum com a mesma fórmula que consagrou o duo, mas com fôlego renovado.
 
 
 
 

Resgatar o groove do início dos Anos 80 e moldá-lo para os dias atuais com a colaboração principalmente de vozes negras. Com esta fórmula bem definida (Take soul back to the future), o duo Cool MIllion estrevava na música em 2008 com o bem sucedido álbum "Going Out Tonight".

Um ano mais tarde eles lançaram "Back For More" que consolidava definitivamente o conceito da banda. E mais do que isso, além de resgatar aquele som, eles também resolveram resgatar cantores da velha escola como Leroy Burgess, Melissa Morgan e Noel McKoy.

Deu tudo muito certo e o Cool Million é hoje uma espécie de referência da cena mais underground desta Soul Music que carrega dentro de si todos os elementos e influências da Disco Music negra. Ou seja, o duo faz um Boogie de primeira pra ouvir e principalmente pra dançar.

O Cool Million na verdade é formado pelo dinamarquês Frank Ryle e pelo alemão Rob Hardt. Frank é referência no estilo na Europa com seu site Soulportal. Já Rob é  DJ, produtor e compositor. Simplesmente já trabalhou com Chaka Khan, Keith Sweat e até o Zapp.

Eles agora estão lançando seu terceiro álbum chamado "Cool Million III" que não tem assim nenhuma novidade especial. E aí é que está a boa notícia. O som do Cool Million é tão bom e deu tão certo que Frank e Rob não precisaram reiventar nada aqui. Apenas dar novo fôlego.

E fizeram isso da melhor maneira possível. "Cool Million III" é uma sequência de grooves maravilhosos, com arranjos ainda mais sofisticados e influências cada vez maiores do Boogie pós Era Disco. Podemos sentir a alma de um D.Train por exemplo e até de um Central Line.

O duo continua com aquela fórmula imbatível da estréia mas com um som cada vez mais refinado. E a escolha dos vocalistas cada vez mais cirúrgicas. Temos Kenny Thomas, Jojo McNeili, Westcoast Soulstars , Gary Poole , Donna Gardier, Bashiyra,  Laura Jackson e Peggi Blu.

E eu ainda vou além, "Cool Million III" tem duas faixas que competem pau a pau com "Naughty Girl" como a melhor música feita pelo grupo até hoje. Realmente a dupla dinâmica Frank Ryle e Rob Hardt apostaram certo ao manter seu DNA intacto. O álbum é sensacional!

As tais faixas tão maravilhosas assim são "When We Love" com vocais de Peggy Blue e "Peace Of Mind " com Jojo McNeil . A voz negra de Peggy Blue e a cadência e balanço de Jojo McNeil faz você viajar imediatamente para 1981 no meio de uma pista de dança.

Mas "Cool Million III"  ainda reserva uma penca de faixas 5 estrelas como "It's Your Life"com Laura Jackson com todas referências possíveis do D. Train. E ainda, "Without Your Love" com Kenny Thomas"Running Around"com Gary Poole com aura do Chic.

Destaco ainda outros momentos fabulosos do álbum como as faixas "We Can Work It Out" com Westcost Soulstar, "Love Dance"com Monique Thomas,  e "Show Me"com Natasha Watts. Enfim um álbum impecável  com altos teores de Boogie Dance e de bom gosto.

Melhor que o segundo e tão bom quanto o primeiro. Altamente recomendado!


Sérgio Scarpelli


Ouça as faixas  http://soundcloud.com/cool-million-production