30/04/2013

O Velho e Bom Brand New!

Depois de 6 anos, o The Brand New Heavies está de volta com álbum novo, vocalista nova e a velha e boa Disco Music como inspiração.
 
 
 
 

Sabe qual é a melhor parte de "Foward"? É que ao ouví-lo a gente lembra instantaneamente porque gosta tanto do The Brand New Heavies. Realmente o som inventado pelo trio Jan Kincaid, Simon Bartholomew e Andrew Levy continua um bálsamo para os ouvidos sedentos pelo bom groove.

É impressionante que uma banda que já está com seus 28 anos de estrada consiga ainda produzir um som com a mesma competência e vivacidade como fazia lá no início, quando ajudou a colocar de pé todo movimento do Acid Jazz. A gente percebe que por mais que não haja tanta novidade, a aura é a mesma.

E "Foward" é um autêntico Brand New Heavies. Tem todos os elementos que consagraram a banda na sua trajetória como o Funk, Jazz, Soul e Boogie, executados de maneira orgânica sem muita parafernália eletrônica. Acrescente a esta fórmula altas doses de Disco Music.

Deixando um pouco de lado o fato de eu ser fã confesso da banda (a minha banda favorita que não nasceu nos Anos 60 e 70), "Foward" é um discasso de groove. Ele aposta naquilo que eu acredito. Que aquele bate estaca eletrônico está com os dias contados numa pista de dança.

Quanto aos vocais aí o assunto fica muito sério. Em duas faixas "Sunlight" e "Addicted" temos a formação ideal e consagrada do The Brand New Heavies. Ou seja o trio de músicos e a incrível cantora N'Dea Davemport que é dona dos melhores momentos da banda desde "Never Stop".

No resto das faixas Jan Kincaid e Simon Bartholomew dão uma canja em três delas, e temos a novata vocalista Dawn Joseph que é uma grande revelação diga-se de passagem. Ela manda tão bem que até some aquela tristeza de não ouvir N'Dea Davemport em todas as faixas.

Destaque 5 estrelas para a faixa "Sunlight". Ela se dá ao luxo de ser a melhor música do álbum e de já estar entre as 5 melhores da história da banda. Os arranjos de metais, cordas e a pegada disco são coisas de outro mundo. E temos aqui uma N'Dea Davemport soberana nos vocais. (Veja o video http://t.co/z6AxrzXF8d)

Outra baita música é "Lights" que traz a nova vocalista Dawn Joseph que arrebenta do começo ao fim. Fora que o groove aqui é simplesmente alucinante. Totalmente com os dois pés numa pista de dança dos anos 70. Impressionante o bom gosto da banda pra fazer uma música pra gente apenas dançar.

A faixa "Heaven" é outra maravilha Disco criada pelo TBNH. Os vocais de Jan Kincaid aqui combinam com o groove setentista e a metaleira é simplesmente irresistível. "Do You Remember" também com Dawn Joseph é uma pancada mais naquele estilão Acid Jazz  com aquela aura Boogie.

Outros destaques são músicas que tem toda a cadeia de DNA do Brand New Heavies que são "Addicted", "A Little Funk In Your Pocket", "On The One", "Lifestyle" e "One More For The Road". Isso sem falar na própria "Foward" que tem uma pegada MFSB. Música sensacional também!

Um dos melhores álbuns de toda carreira do The Brand New Heavies. Altamente recomendado!


Sérgio Scarpelli