04/11/2013

Aquela que Toca na Alma

Além de uma voz lindíssima, estilo único e um repertório impecável, Ntjam Rosie inspira, alegra e emociona.
 
 
 
 

O ano de 2013 tem sido um ano de adoráveis surpresas musicais. Desde de a volta de um Nile Rodgers ao lado de Daft Punk, Justin Timberlake produzindo música boa e dançante no melhor estilo Michael Jackson, até o novo single de Ledisi "Blame You"que é uma das melhores músicas Soul dos últimos tempos.

Mas seu eu der ouvidos para a minha alma, sem dúvida a mais deliciosa supresa foi a cantora camaronesa Ntjam Rosie. Não que ela seja uma estreante pois seu novo álbum "At The Back Of Beyond" é o terceiro de sua carreira. Mas confesso que só prestei atenção na moça nos últimos tempos.

Quase não me perdoo já que Ntjam Rosie é tudo de bom. Se os deuses africanos tem uma voz, com certeza é a dela. Seu timbre é suave mas ao mesmo tempo tem uma senhora potência. Ela canta com uma leveza de um anjo e você realmente viaja cada vez que esta menina solta a voz. É realmente linda.

Ntjam Rosie nasceu numa pequena vila chamada Sonkoe ao sul da República dos Camarões. Aos 9 anos de idade ela se mudou para a Holanda junto com sua mãe. E ali cresceu e absorveu toda cultura européia sem jamais perder suas raízes africanas. Seu próprio visual indinca isso.

Hoje aos 29 anos ela é altamente reconhecida na cena jazzística do Velho Mundo. Radicada em Roterdã, ela é dona do próprio selo Gentle Daze Records que justifica sua força e seu repertório diferenciado que é muito peculiar. Ela faz uma música do mundo juntando Jazz, Soul, Pop e música africana de raiz.

Antes de "At The Back Of Beyond" tinha lançado o álbum "Atouba"em 2008 e "Elle"em 2010 que tem a belíssima faixa "In Need" (Veja o video aqui http://t.co/5ecA8wpFBX ) que pra mim tem sabor de lançamento. Todos álbuns são bem acabados e bem produzidos com incríveis belezas sonoras.

Mas nada parecido com "At The Back Of Beyond". A maturidade fez muito bem a Rosie e sua música além das origens já conhecidas tem um apelo mais pop. Isso deu mais sabor ainda pra o que já era adorável demais. Criou um estilo único. É um álbum essencialmente romântico mas sem aquela coisa melosa fabricada.

Inspirado no filme "Narciso Negro", "At The Back Of Beyond" é um álbum edificante, brilhante e autêntico. Ele leva você a uma viagem espiritual com uma mensagem de amor implícita. Ele faz você se sentir parte da música com mensagens simples mas valiosas. É coração puro.

Ntjam Rosie quis ser um pouco menos intimista que antes. É direto, aberto e simplesmente feliz. Além do vocal absurdo da garota, ela arrebenta no violão e até na guitarra. Aliás ela mesmo declarou em entrevistas que encarou os desafio de escrever  suas músicas com a guitarra. Sim ela também é compositora.

Destaque 5 estrelas para a lindíssima "Thinkin'About You" (Veja o video aqui http://t.co/ckg7F5pGjf ). Uma música leve, deliciosa com uma mensagem simples de amor. Tanto o violão no começo, a forma como Ntjam Rosie interpreta, quanto todo o arranjo orgânico é realmente uma experiência auditiva das melhores.

Outra maravilha é "Keep The Faith" (Veja o video aqui http://t.co/T64FP5BMSK). Esta é um pouco mais densa mas mesmo assim expressa leveza e sentimento. Não tenho nenhum receio em afirmar que descobrir Ntjam Rosie foi uma das melhores coisas que aconteceram neste ano..

Também merecem levar todas estrelinhas possíveis as faixas "Let Go" e principalmente "In The Middle" que é romântica e tem uma batida no estilão EBTG. Linda, linda e linda. "Live & Learn", "Made" e "Love Is Calling"( Veja o video aqui http://t.co/GbA9I9L9Xy) também merecem destaque.

Música pra tocar na alma. Altamente recomendado.


Sérgio Scarpelli

 
Ouça o álbum aqui
https://t.co/gwb1O5t2aj