14/09/2014

Orange is a New Black

O cantor holandês Bo Saris lança o álbum “Gold” que tem um som mais black do que a maioria de álbuns lançados ultimamente pelos próprios negros.
 
 
 
 


Bo Saris na verdade se chama Boris Titulaer. Ele é um cantor holandês que o vencedor da segunda temporada de “Idol” naquele país há 8 anos e a partir daí ganhou notoriedade e um contrato com a Sony Music. Neste tempo todo emplacou dois hits “Holy Pleasure” e “Within My Hands”.

Lançou seu próprio selo indie, mas jamais causou grande entusiasmo do publico ou da crítica. Até que ele deciciu adotar o nome Bo Saris, se mudou pra Londres, deu um sonoro adeus àquele R&B carregado de elementos Pop e Indie e começou um trabalho de imersão nas raizes da música black.

E não é que o cara achou seu rumo? Como resultado temos o album “Gold” que é o quarto da carreira de Bo Saris. E é um baita álbum black. Muito mais black que a maioria dos álbuns lançados por negros recentemente. O álbum tem altas doses daquele Soul produzido na Motown nos anos 60.

Diria que é a base do som de Bo Saris. Nesta formula ele acrescenta pitadas de Funk dos anos 70 e até Hip Hop dos anos 90. Eu apelidei este som como Soul Laranja. Realmente eu não acompanhei a carreira de Bo Saris antes de “Gold” mas não consigo entender porque não adotou este estilo logo de início.

O cara se sente em casa cantando Soul. “Gold” é um álbum excelente, criativo e cheio de vida. O instrumental orgânico com elementos crus da Soul Music dão toda uma atmosfera retrô. E sua voz tem algo similar a Robin Thicke e se encaixa muito bem nas composições.

Prova disso é faixa "Shoes" que é a melhor do álbum todo. Tem todos elementos blacks necessários e uma toada pop inteligente. Outro destaque 5 estrelas é a música "Can't Beat The Old School" com colaboração de Jasper White. O título já diz tudo, ou seja, sua intenção em resgatar o som da Velha Escola Black.

Outras faixas que vale o álbum são "Tender" bem no estilão Marvin Gaye, "Only God Knows" que é quebradeira funk, "She is On Fire" que tem um hamond esperto dando o tom, "So Sad" e "I'm Done" que é lindinha de tudo. Enfim o laranja para Bo Saris vem na cor preta.

Altamente Recomendado!


Sérgio Scarpelli