07/03/2012

A Bela e o Fera

A bela cantora Sy Smith se junta ao exímio produtor Mark de Clive-Lowe e lança novo álbum inspirado no groove dos anos 80.

 
 
 
 

Não são apenas os seus covers de músicas de Billy Ocean e Teena Marie que fazem do novo álbum de Sy Smith, uma ode ao groove dos Anos 80. Junto com o produtor Mark de Clive-Lowe, ela reiventa aquele tipo de som e o coloca em sintonia com o que o público de hoje deseja.

O álbum "The Fast and the Curious" é antes de mais nada um tributo e uma declaração de amor aos artistas da era pós-disco que insistiam em fazer música pra dançar. Sy e Mark incorporaram o espírito divertido daquela década e fizeram um trabalho impecável e delicioso.

Claro que os mais velhos vão sentir o sabor nostálgico que o álbum carrega em todas as faixas. Mas não me parece que este é o objetivo de "The Fast and the Curious" . É olhar para o passado visando o presente e o futuro. Isso sim faz todo o sentido.

Lógico que o fera Mark de Clive-Lowe abusa de rescursos muito utilizados por quem fazia groove nos Anos 80. Linha de baixo em ritmo acelerado, sintetizadores a vontade e guitarras ainda inspiradas pelo som Disco. E Sy Smith brilha como nunca tamanho seu talento e belza de sua voz.

Dá pra sentir também que ao voltar aos anos 80, Mark de Clive-Lowe encontrou um som rico e ao mesmo tempo moderno e antemporal. Ou seja, a boa música não é datada. Ela dura décadas e décadas e vai sempre em frente divertindo as pessoas.

Todos os intrumentos do álbum foram tocados pelo próprio Mark de Clive-Lowe. Só na faixa "Teena" ele divide os créditos com Grant W. Nicholas (trompete) e Ed Moyat (guitarra). E todos vocais são de Sy Smith. Ela apenas divide o microfone em "Nights"com Rahsaan Patterson.

E lógico que a versão cover de "Nights"do antológico Billy Ocean é o grande destaque do álbum. Sy e Rahsaan arrebentam no vocal. E Mark de Clive-Lowe fez um arranjo respeitando a versão original. Ele só modernizou as texturas e arranjos vocais. Grande faixa!

Outro cover também é destaque de "The Fast and the Curious" numa espécie de tributo a Teena Marie, grande nome da história da Soul Music que faleceu recentemente. Em "Teena", Sy Smith recria de maneira fantástica um dos maiores hits da diva, a música "Lovergirl".

Outros destaques são as faixas "Let The Rain Fall Down", "Truth", "Find My Way" e principalmente  "Message From Stars" que pra mim é a melhor música do álbum e a melhor tradução do groove dos Anos 80. Por exemplo DTrain ficaria muito a vontade tocando este som.

Preciso falar mais? Altamente recomendado!


Sérgio Scarpelli



Ouça aqui as faixas de "The Fast and the Curious" :  www.sysmith.com