14/10/2011

Funk Soul Baker Brothers

Comemorando 10 anos de estrada, o The Baker Brothers lançam "Time To Testify" que explora todas as raízes do Funk/Soul.
 
 
 
 

Em dez anos de história, a banda The Baker Brothers vem se mostrando fiel a sua proposta de fazer um Funk/Soul orgânico com altas influências do Jazz. Com uma alma mais instrumental, foi aderindo com o tempo a idéia de contar com vocalistas. E dede então, tem feito maravilhas.

Formado pelos irmãos Dan e Rich Baker e pelo agregado Chris Pedley, estes britânicos de Bournemouth estão lançando o álbum "Time To Testify". O primeiro álbum de estúdio lançado após o incrível projeto de covers "Avid Sounds" onde tínhamos um timasso de vocalistas.

Com 3 singles lançados com muita antecedência "Once I Had A Friend" "Patience" e "The Young Patter" eu já sabia que um grande álbum estaria por vir. E "Time To Testify" é excelente. A prova que estes músicos já veteranos continuam dando um bom caldo. E bota bom nisso.

Eles exploram ainda mais aqueleas raízes do Jazz/Funk dos Anos 70. Mas o som cru dos instrumentos também nos remete a época áurea do Soul. E o melhor de tudo é que em todo o álbum, apesar do resgate das raízes, nada cheira a naftalina. É tudo modernão mesmo.

Em algumas faixas lembra muito o som da lendária banda Steely Dan. Não só pela parte instrumental, mas também graças ao vocalista de origem oriental Geoff Lai . Aliás este cara é um capítulo a parte. Tipo quem vê cara não vê coração. A alma dele é totalmente negra.

Além dos irmãos Baker, de Chris Pedley e Geoff Lai, participam do álbum os músicos Paul Young no sax e na flauta, Ted Carrasco na bateria e percussão e Sott Baylis no trompete, hammond e clavinete. Uma banda diria até enxuta pelo tamanho de som que eles proporcionam.

Além das 3 faixas lançadas com antecedência e que são matadoras, o destaque 5 estrelas do álbum são as faixas "Snap Back" que é um dos melhores funks lançados nos últimos tempos e "Pieces Of Puzzle" que nos remete tanto a Steely Dan quanto Average White Band.

"Make Your Move" é uma tijolada na testa. Tem uma energia incrível com batera e hamond insanos, guitarra rasgada e uma sessão de metais absurda. Outras faixas acima da média são "Painting Pictures","Feeding Freddie", "Hang Loose" e "The Bottom Rung".

Melhor álbum do The Baker Brothers. Altamente recomendado!


Sérgio Scarpelli