05/07/2012

Groove em Estado de Graça

No quarto álbum do seu brilhante projeto The Sunburst Band, Joey Negro prova que é o melhor reinventor da Disco Music.
 
 
 
 

Para o bem de todos e para a felicidade geral da nação que curte o bom groove saiu o tão aguardado "The Secret Life Of Us", o quarto álbum de estúdio do fantástico projeto The Sunburst Band idealizado pelo produtor e Dj inglês Joey Negro que reiventa a Disco Music.

E sinceramente ouvindo faixa por faixa chego a conclusão óbvia que nesta onda de reiventar o Boogie dos Anos 70, Joey Negro é insuperável. Ele tem este tipo de música na alma e por isso seu trabalho a frente da Sunburst Band é a melhor parte de uma carreira brilhante.

A Sunburst Band nasceu de um sonho de Joey Negro em querer reunir grandes músicos, principalmente revelados na época áurea do Acid Jazz, com vocalistas autênticas da Era Disco, para recriar o som boogie calcado principalmente na música feita pelo Chic.

Ou seja, em pleno auge dos acordes eletrônicos na cena underground da Dance Music, em que ele também é fera, Joey Negro quis mostrar que era possível fazer música de pista orgânica, bem tocada, com melodia e com inteligência. E ele conseguiu e de maneira sublime.

 
 
 
 

"The Secret Life Of Us" diria que é o álbum mais delicioso do projeto. É o mais Sunburst Band de todos por mais estranho que isso possa parecer. Joey Negro amadureceu sua idéia inicial e conseguiu colocá-la em prática da melhor maneira possível. É groove em estado de graça.

Temos como músicos fixos Pete Simpson e Donna Gardier nos vocais,Tony Remy na guitarr, Julian Crampton no baixo e Frank Tontoh na bateria. E ainda convidados ilustres como Angela Johnson, Noelle Scaggs, Darien e Vivienne McKone, a maior supresa para mim.

O repertório lógico é baseado no Soul e Funk dos Anos 70 principalmente aquele que Nile Rodgers criou . É a influência básica. Mas "The Secret Life Of Us" também nos remete a lembranças deliciosas de um Doobie Brothers ou Barry White por exemplo.

Joey Negro declarou em seu site que a produção de "The Secret Life Of Us" foi um trabalho árduo de muitos dias e noites suando debruçado em cima da mesa de mixagem. Mas que é altamente agradável conseguir reproduzir o som que ele cresceu ouvindo.

 
 
 
 

Joey Negro escreveu a maioria das canções em parceria com Diane Charlemagne que simplesmente foi autira do megahit "Life"da banda "Inner City". Diane Charlemagne também dá uma canja nos vocais das músicas  ‘My Way’ e  'Definition of Love". Tudo maravilhoso.

Quanto aos destaques "The Secret Life Of Us" é álbum para ouvir inteiro. Daqueles que não adianta só baixar. Precisa ter a versão física, ler a ficha técnica e outras coisas. Existe até uma versão em vinil com 8 faixas escolhidas a dedo e claro, com tiragem super limitada.

As faixas mais sensacionais de todas são "Why Wait For Tomorrow" com Pete Simpson que é um resgate perfeito da Philly Soul. E a faixa título "The Secret Life Of Us" com Donna Gardier e  Diane Charlemagne que é Chic até o osso. Realmente impressionante!!!

Mas não é só isso. "The Secret Life Of Us" é um álbum recheado de faixas 5 estrelas como "In The Thick Of It" com Angela Johnson, "Trust Me" com Vivienne McKone, "Take It To The Top" com Noelle Scaggs e a instrumental "Opus The Soul" com aura de Barry White.

 
 
 
 

Outros destaques são "Where The Lights Meet The Music" com Darien, "My Way" e "Definition of Love"com Diane Charlemagne e "Love One Another". Enfim "The Secret Life Of Us" é um álbum maravilhoso de cabo a rabo. Um dos melhores de Joey e do ano!

Altamente recomendado!


Sérgio Scarpelli



Ouça as faixas: soundcloud.com/joeynegro/joey-negro-the-sunburst-band-1