25/09/2013

Elevando o Nível!

A dupla Phonte e Nicolay incorporam novamente o projeto The Foreign Exchange e dão um soco no estômago do R&B atual com frescor e principalmente bom gosto.
 
 
 
 

Já não é de hoje que a dupla Phonte e Nicolay vem inovando no R&B com suas idéías difernetonas e eletrônicas dando mais sabor a uma vertente que nos últimos anos, em sua grande maioria, se rendeu a banalidade e ao descartável. Mas esses caras aí podem ser chamados de heróis da resistência.

Os dois se juntaram em 2002 e fundaram o grupo The Foreign Exchange que é especialista em R&B refinado, alternativo e inteligente. Eles misturam elementos de raíz da música negra com música eletrônica e Hip Hop. E esta receita resulta numa música extremamente forte e saborosa.

Eles estão lançando agora seu 4º álbum "Love In Flying Colors" que apesar de não ter nada revolucionário, mantém o alto nível da dupla com músicas realmente belíssimas e colaborações cirúrgicas de Sy Smith, Carmem Rodgers, Eric Robertson, Carlitta Durand, Jeanne Jolly, Gwenb Bunn e Shana Tucker.

"Love In Flying Colors" é um caldeirão de ótimas idéias sonoras para o R&B e Soul que transcende seu próprio tempo e dá um pontapé no traseiro da música Black fabricada.Tem um som refrescante, progressivo com Phonte dividindo os vocais na dose exata. Todos funcionam bem juntos.

Vale a nota que o timbre de Phonte é muito parecido do cantor Omar. As vezes você sente que está diante do Soul Man inglês. Em "Call It Home" que é a melhro faixa do álbum asemelhança é total. Isso sem falar que Phonte anda pra lá de inspirado na sua veia de compositor.

O nível de qualidade de "Love In Flying Colors" é excepcional. Embora às vezes adere à fórmula antiga da dupla, eles não têm medo de agitar ou adicionar algo novo na mistura que são mestres. O bom gosto impera em todas as faixas e os arranjos são realmente muito ricos.

Destaque 5 estrelas para a faixa "Call It Home"que é de uma beleza única. A partir de um batidão eletrônico bem ao estilo "4 Hero", vai nascendo uma melodia linda com acordes de instrumentos orgânicos e os vocaius precisos de Phonte (Veja o video aqui  http://t.co/aqRDPXDWAt).

Outro musicão é "Right After Midnight" com a participação magistral de Sy Smith. Essa já tem um batidão mais mais cadenciado no melhor estilo Funky. A faixa "The Moment" é mais uma pedra preciosa deste álbum, que eleva o nível da música dance de tão boa que é. Mais um show solo de Phonte.

A balada "Dreams Are Made For Two" com Carlitta Durand, a jazzística "If I Knew Then" com Carmen Rodgers, e a romântica e linda "Listen To The Rain" também merecem todo destaque. Enfim, um álbum com tanta música boa assim merece todas as honras e nossos ouvidos ligados.


Altamente recomendado!


Sérgio Scarpelli 




Ouça o álbum aqui https://t.co/6S567JvSjY