09/07/2018

O Trono Está Vago

Michael Jackson se foi há 9 anos e deixou muitos seguidores mas nenhum até hoje chegou perto do trono de Rei do Pop.
O Trono Está Vago
 
   
 
Outro dia estava ouvindo um grupo do anos 70 chamado The Foster Sylvers. Era um grupo que imitava
descaradamente os Jackson 5. Aí pensei comigo, Michael Jackson mal tinha tirado as fraldas e já tinha gente querendo ser igual a ele. Que Michael Jackson era um artista único disso ninguém tem dúvida. Sua obra, seu legado e seus números inatingíveis provam isso. Ele simplesmente mudou o curso da música Pop. E seu título de Rei não é por acaso. Mas desde que ele se foi ninguém mais chegou perto. Temos alguns príncipes postulantes. Mas nada comparado a Sua Majestade. A indústria da música também mudou. A era digital fabrica fenômenos instantâneos e os enterra na mesma velocidade. Fica a pergunta: o trono ficará vago para sempre?

Príncipe Justin Timberlake

 
   
 
Justin Timberlake praticamente nasceu no Show Bizz. Muito jovem já fazia parte do casting de artistas adolescentes da Disney e seu talento já era bem notado na época. E com o surgimento do fenômeno Boys Band, Justin foi convidado para liderar os vocais do grupo NSync. O NSync estourou no mundo inteiro. Era um Menudo bem mais bem produzido. Mais certinho e arrumadinho do que Backstreet Boys e até tinham algumas músicas que se salvavam tanto que é a Boys Band mais bem sucedida da história. Justin Timberlake se destacava no grupo e quando fez o crossover para sua carreira solo deu sua tacada de mestre. Ele nunca escondeu que sua referência era Michael Jackson. Ele queria ser um novo Rei do Pop. E Justin Timberlake se cercou de gente pra lá de talentosa como Pharrell Williams e Timbaland em seu primeiro álbum solo Justified lançado em 2002. O álbum vendeu mais de 20 milhões de cópias, e Justin emplacou vários hits como Rock Your Body onde seu falsete lembrava e muito o Rei do Pop. Justin Timberlake é um artista completo. É cantor, músico, compositor, ator, dublador, produtor musical, dançarino, multi-instrumentista e empresário. Seus outros álbuns, FutureSex/LoveSounds, The 20/20 Experience também ecoaram pelo mundo inteiro. Uma das gravações mais emocionantes do cantor é a música póstuma Love Never Felt So Good onde ele pode finalmente fazer parceria com seu mestre Michael Jackson através da tecnologia. Hoje Justin tenta emplacar seu recente Man of The Woods que curiosamente é seu álbum menos Michael Jackson de todos e não está lea indo muito bem. Mas como dizem nos Estados Unidos, quem gosta do Justin Timberlake hoje são os pais dos consumidores de músicas. Ou seja, o trono está bem longe.

Príncipe Chris Brown

 
 
 
 

Chris Brown é tão fã do Michael Jackson, mas tão fã que até já usou a jaqueta laranja de Thriller e a luvinha cheia de paetês só na mão esquerda. E ele vive dizendo que Michael Jackson é sua inspiração sempre. Tem um música belíssima de Chris Brown chamada Fine China onde ele realmente demonstra tudo isso. E o video tem todos os ingredientes de um video de Michael Jackson. Historinha, coreografia, briga. (assista aqui https://www.youtube.com/watch?v=iGs1gODLiSQ) . Christopher Maurice Brown é um talento. É completo também. Cantor, compositor, dançarino, ator, diretor, coreógrafo e grafiteiro. Com apenas 16 anos lançou seu primeiro álbum e chegou ao nº1 dos charts. Já faturou Grammy. Mas em 2009, Brown recebeu notoriedade após se declarar culpado do caso de violência doméstica contra sua ex-namorada Rihanna. Ele foi condenado a seis anos com liberdade condicional e seis meses de serviço comunitário. Ou seja por mais talento que o cara tenha, hoje isso mancha demais a vida de uma pessoa. Chris Brown não consegue se eleger nem para síndico de prédio. Imagina então para Rei do Pop.

Príncipe Bruno Mars

 
   
 
Entrei num DeLorean, voltei no tempo e comecei a ver um show do Jackson 5. Essa é a sensação quando você vê um show do Bruno Mars. As danças, coreografias, atitudes, são muito parecidas com o Rei do Pop no auge da carreira. Por mais que as referências musicais de Bruno Mars sejam mais a velha escola do Funk, seus shows tem a aura de Michael Jackson. E Bruno Mars tem algo que o Rei do Pop tinha. Ele é simpático. Tem um carisma fora do comum. Peter Gene Hernandez nasceu em 1985 no Havaí, ou seja, depois que Thriller estourou no mundo. É outro artista completo. Cantor, compositor, produtor musical, dançarino e multi-instrumentista. E olha que ironia sua carreira começou com um tremendo fracasso na gravadora onde Michael Jackson nasceu para o sucesso, a Motown. Diziam que ele era feio, baixinho e jamais faria sucesso com aquele tipo de música. Mas ele não fraquejou, mudou de gravadora começou a compôr e produzir músicas pra outros artistas até que em 2010 teve sua chance e explodiu com Doo-Wops & Hooligans. De lá pra cá é só felicidade. Inspirado por Michael Jackson ele é considerado um dos mais versáteis e completos artistas de música pop da atualidade. Um dos mais relevantes. Arrisco a dizer que ele é o que está mais próximo do trono deixado por Michael Jackson.

Príncipe Weeknd

 
   
 
De todos os príncipes o cantor  canadense Weeknd é o que não tem nenhuma chance de ser Rei do Pop. Chance realmente zero. Ele é meio introspectivo, não dança, seus videos são mais contemplativos. E porque eu o coloquei nessa lista? Porque quando eu ouço Weeknd eu lembro do melhor de Michael Jackson. Quando ele cantava com a alma. No impecável álbum Starboy, do Weeknd muitas vezes fiquei emocionado de tantas lembranças que me traziam do Rei do Pop. A musicalidade, os falsetes, sabe aquela coisa de transpor o cantor nas músicas. Imaginei Michael cantando I Feel It Coming. Seria muito lindo. E imaginei o contrário também, tipo Weeknd cantando Rock With You. Abel Makkonen Tesfaye é seu nome de verdade. Ele é cantor e produtor. O nome The Weeknd surgiu porque Abel quis lançar suas músicas no Youtube meio que no anonimato e depois lançou 3 mixtapes para download. Deus super certo e ele, manteve o nome. Nunca será Rei, mas é um grande talento. E tenho certeza com as bençãos lá de cima do rei.

Para sua seleção do Spotify:

The Foster Sylvers - Big Thing Come In Small Packages
Justin Timberlake -  Like I Love You
Justin Timberlake -  Rock Your Body
Justin Timberlake -  Suit & Tie
Justin Timberlake -  Take Back The Night
Justin Timberlake -  Can’t Stop The Feeling
Michael Jackson & Justin Timberlake - Love Never Felt So Good
Justin Timberlake - Filthy
Chris Brown - Fine China
Chris Brown - Zero
Chris Brown - No Filter
Chris Brown - Don’t Slow Me Down
Chris Brown - Add Me In
Bruno Mars -  24 K Magic
Bruno Mars -  Uptown Funk
Bruno Mars Feat Cardi B - Finesse (Remix)
Bruno Mars - Locked Out Of Heaven
Bruno Mars - Treasure
Bruno Mars - That’s What I Like it
Bruno Mars - Too Good To Say Goodbye
Bruno Mars - Versace on The Floor
The Weeknd - Secrets
The Weeknd - A Lonely Night
The Weeknd - I Feel It Coming (Feat Daft Punk)
The Weeknd - Rockin’
The Weeknd - Can’t Feel My Face
The Weeknd - Feel My Face
The Weeknd - Wanderlust (Pharrell Remix)



Por Sérgio Scarpelli