03/10/2011

Patada Negra

Com vocais fabulosos de Angeles Dorio e Karl Frierson, a banda black espanhola Venue Connection lança seu 3º álbum "Fire It Up".
 
 
 
 

Depois do Pata Negra, o melhor presunto do mundo, surge na Espanha a Patada Negra. E os responsáveis são Karl Frierson, Ángeles Dorio, Javier del Águila, Fará Álvarez, Miguel Cabana, Igor Prochazka, Román Filiú e Jose Zamora. Ou resumindo, a banda black Venue Conncetion.

Depois do surpreendente e excelente "Madrid Boogie" em 2008, eles estão de volta com o orgânico "Fire It Up". A mistura do Jazz com Funk e alguns temperos latinos continua. Mas o elemento Funk agora ganhou um peso muito maior e por isso temos um discasso.

A começar pelo cantor Karl Frierson, conhecido também por sua passagem pelo grupo De Phazz, que está numa fase exuberante. Cantando realmente muito. Ele é o corpo e a alma Black do grupo. E ainda estes espanhois me acham uma cantora fantástica chamada Ángeles Dorio.

A dupla aí realmente quebra tudo a frente do microfone e quando fazem dueto então a coisa pega de jeito. Fora que os fundadores da banda, o bateirista Miguel Cabana e o baixista e guitarrista Javier del Águila, que também assina a produção, formaram um timasso de músicos.

Tudo é tocado aqui e muito bem tocado. Os arranjos são bem amarrados e quase sempre liderados pela bateria de Cabana. E o melhor que é um ábum que exala bom gosto por todos os poros. Tem até umas deliciosas incursões de cítaras comandadas por Fará Álvarez.

O álbum é muito bom do começo ao fim. Mas claro que tem aquelas faixas que tem um brilho maior como o funkasso "Happiness". Aqui tantos os vocais de Frierson, como a guitarra de Javier são totalmente setentistas. Pra mim, um dos melhores momentos do álbum.

Assim como também na belíssima e dançante faixa "Hide & Seek" que além de ter o dueto impagável de Frierson e Ángeles Dorio tem uma levada Acid Jazz realmente incrível. Fãs do Incognito e do The Brand New Heavies vão ouvir esta música ajoelhados.

"Let's Dance"
é outro capítulo muito delicioso deste álbum. Também aposta na levada Acid Jazz com vocais simplesmente absurdos de Ángeles Dorio, uma bateria marcante de Cabana e o charme das incursões de cítara de Fara Álvarez. Música totalmente fabulosa.

Outros destaques são a faixa título "Fire It Up" que também é um Funk inspirado na década de 70. A lindíssima "La Cala" onde mais uma vez Ángeles Dorio dá um verdadeiro show. A cadenciada "I Wanna Know" com mais cítaras ao fundo e "Movin On" com destaque para os metais.

Um dos melhores álbuns do ano. Altamente recomendado!


Sérgio Scarpelli