24/05/2012

A Nova Velha Escola do Rap

Clyde Kingrap mais conhecido como The Real Fake MC exalta a velha escola do Rap em seu novo álbum e arrebenta do começo ao fim!
 
 
 
 

Se os gênios da Velha Escola do Rap como Kurtis Blow e Grandmaster Flash fossem professores de uma universidade, diria que Clyde Kingrap é o aluno mais aplicado. Aquele que não só aprendeu como se faz o som, mas que incorpororou a alma dos mestres.

Essa é a sensação que eu tive ao ouvir o sublime álbum "Rock It Up" de The Real Fake MC. Uma obra prima black sem dúvida que resgata o som que deu início ao fenômeno Hip Hop lá nos anos 70 e imprime uma atmosfera contemporânea sem querer ser moderninho.

Realmente foi uma supresa e tanto já que fazia tempo que eu não ouvia um som tão influenciado por estes velhos mestres que contruíram um gênero musical que viria para ficar. O Rap foi sem dúvida um marco não só para a música Black, mas também para o Pop, Rock e por aí vai.

Clyde Kingrap aka The Real Fake MC é natural de New Jersey e talvez seja o MC mais esquisito que se tem notícia por aí. O cara é loucão mesmo mas na hora de fazer música ele é bem consistente e competente. "Rock It Up" é o melhor álbum black dos últimos tempos.

Não tem uma faixa ruim sequer. A sonzeira é o mais puro P-Funk setentista. Ele em nenhum momento quer fugir disso e talvez este grande detalhe faça tanta diferença. Ao evocar a Velha Escola com os aparatos e informação de hoje, ele começa a formar uma Nova Escola.

Outro dretalhe fundamental é que "Rock It Up" tem a produção do mago francês Bruno "Patchworks" Hovart. Este é outro ser maravilhoso que busca na Old School da música negra sua inpsiração para seus impecáveis projetos Mr President e Uptown Funk Empire

Clyde Kingrap e Patchworks estão trabalhando juntos há quase 10 anos e talvez por isso aqui em "Rock It Up" a parceria é perfeita. Fica claro que o grande barato dos dois é juntar beats eletrônicos com música iocada ao vivo. Seria o som semi-orgânico!

"Rock It Up" é um álbum tão bom que escolher seus destaques é uma tarefa árdua.Mas claro que tem umas faixas que se sobressaltam como por exemplo a fantástica "My Old Turntable". Não tenho dúvida que esta é a melhor meusica negra de raiz dos últimos anos.

Outras maravilhas black são "Disco In The House", "Hunt Ya Sunshine", "What You Need" e a própria "Rock It Up"que evoca George Clinton em sua batida, Todas são faixas nota 9,5 pra cima. Para quem ams o rap desde os seus primórdios com Rappers Delight, este álbum é um presente.

Um dos melhores do ano, altamente recomendado!


Sérgio Scarpelli



Ouça as faixas http://favoriterecordings.bandcamp.com/album/rock-it-up