21/03/2013

He Got The Soul, Capisce?

Com uma produção impecável de Jean Paul Maunick e um cuidadoso repertório soul, Mario Biondi brilha como nunca em seu novo álbum "Sun".
 
 
 
 

E já se passaram mais de 9 anos desde que o famoso Norman Jay da BBC1 tocou pela primeira vez "This Is What You Are" que além de uma pegada Soul/Jazz matadora trazia nos vocais um cara com uma baita voz que fazia lembrar ícones da Soul Music como Barry White, Isaac Hayes e Lou Rawls.

O cantor era ninguém menos que o italiano Mario Biondi, que como qualquer negro americano, começou cantando em igreja ainda menino, e desde lá tem a Soul Music correndo nas suas veias. O single "This Is What You Are" estourou na Ingaterra e Europa e assim nasceu esta estrela italiana.

Em 2006 Mario Biondi lançou seu primeiro álbum ,o incrível "Handful Of Soul", gravado com o Quinteto High Five e que em menos de três meses se tornou multiplatinado. Em 2009 ele melhorou sua performance comercial com seu segundo álbum chamado "If" que faturou disco de platina triplo.

Mas o melhor ainda estava por vir. Mario Biondi lançou agora "Sun" que é sem dúvida o álbum  de sua vida e mostra sua grande fase como artista. Ele amadureceu de tal forma que não tenho medo de dizer que hoje ele é um dos melhores da Soul Music. Quem diria, um branquelo, careca e nascido em Catânia.

O állbum "Sun" consumiu dois anos de trabalho de Mario Biondi. Gravado em Milão, Los Angeles, Nova York e Londres, tem a produção impecável de ninguém menos que Jean Paul "Bluey" Maunick que talvez seja o grande responsável por esta fase exuberante do cantor italiano.

Ainda nos créditos do disco temos simplesmente Simon Hale nos arranjos. Simon é um dos mais famosos músicos da atualidade e já fez maravilhas com o Jamiroquai. E encorpando a lista de colaboradores Jan Kincaid (TBNH), Al Jareau, James Taylor (JTQ), Omar, Leon Ware e Chaka Khan.

O álbum faz uma intersecção perfeita entre de Soul e Jazz. Inunda nossos ouvidos com uma abundância de cordas, metais, produção impecável, composições atemporais, canções bem trabalhadas e a voz inconfundível e cada vez melhor de Mario Biondi. Como o cara está cantando.

"Sun"
é daqueles álbums que se dá ao luxo de não ter nenhuma faixa ruim. As músicas são nota 8 para cima com destaque 5 estrelas para "Shine On" (veja o video aqui http://t.co/WkPoVvE9) que foi composta por Jan Kincaid e tem uma atmosfera jazzy simplesmente fantástica.

Outra maravilha sonora é "What Have You Done To Me" que tem um certo sabor Disco inclusive com a orquestração marcada pelas cordas. É o Barry White da Velha Bota aqui. Destaque também para a estonteante balada no melhor estilo EW&F, a música "I Can't Read Your MInd". Um abuso de bom gosto.

E como se isso não bastasse ainda temos "Deep Space" com a participação de James Taylor,  a jazzística e lindísima "Come To Me", a magnífica "Catch The Sunshine" com a lenda viva Leon Ware, e ainda "There's No One Like You" e a conhecidíssima versão de "Lowdown" com Chaka Khan.

Disparado o melhor do ano até aqui. Altamente recomendado.


Sérgio Scarpelli