27/11/2012

Delícia Keys!

Em "Girl On Fire" não temos só uma Alicia Keys no auge da beleza e da carreira, mas também a melhor Alicia Keys dos últimos tempos.
 
 
 
 

O que esperar de uma cantora, compositora e pianista super talentosa, que ao mesmo tempo é uma mulher lindíssima e desejada, que é sucesso de público e de crítica há mais de uma década, e que já vendeu a cifra de mais de 40 milhões de álbuns só nos Estados Unidos?

Se for Alicia Keys dá pra querer e esperar sempre mais, porque a gente não vai se decepcionar. Realmente esta menina foi abençoada não só pelo seu talento e sua beleza, mas por sua força interiror em procurar se reiventar e melhorar mesmo não precisando provar mais nada pra ninguém.

E quem acaba ganhando com isso somos nós. Prova disso é o álbum "Girl On Fire" que sem dúvida está entre os melhores de Alicia Keys. Diria que depois de "The Diary Of Alicia Keys"é o que mais me agradou em termos musicais. Mesmo não tendo um petardo sonoro como "Empire State Of Mind" do anterior.

Gosto de "Girl On Fire" porque ele conversa muito bem não só com o R&B atual mas também com a velha escola da Soul Music. Diria que Alicia Keys faz um ponte entre estas duas épocas de uma maneira tranquila sem jamais querer parecer retrô porposital ou a moderninha da vez.

Muitos críticos atribuem estas "arriscadas" de Alicia Keys devido ao grande sucesso de sua parceria com Jay Z em "Empire State Of MInd". Eu não tenho atnta certeza disso, mas acho que no alto dos seus 35 anos, a musa se dá ao direito de procurar novos ventos. Apesar do álbum não ser uma reivenção total.

Em "Girl On Fire", Alicia Keys se aventura em estilos antes não percorridos desde um Dark Electro Soul até um Hip Hop Latino, tipo Shakira. E ela não faz feio. Mas lógico que ela brilha mais onde sempre brilhou como nas baladas Soul cheio de elementos da velha escola da música negra.

Alicia Keys é um clássico moderno. Não tem um poder vocal de um Aretha Franklin ou Chaka Khan, mas não deixa de ser uma Diva na essência, com seu estilo um pouco mais terno. Fora que seu talento como pianista e compositora coloca Alicia Keys sempre em um nível superior.

E "Girl On Fire" é um álbum superior com grandes destaques como as ótimas faixas "One Thing", "Fire We Make' com a participação de Maxwell, "Brand New Me" e  "Listen To Your Heart" . E ainda temos as modernas "Girl On Fire", "New Day" e "Tears Always Win" .

Delícia de álbum. Altamente recomendado.


Sérgio Scarpelli