11/10/2011

Em Plena Forma

Numa fusão cada vez mais incrível de ritmos, o ótimo US3 está de volta com o 8º álbum de sua carreira "Lie, Cheat & Steal".
 
 
 
 

O ano era 1992. A lendária gravadora Blue Note Records colocou seu catálogo a disposição do produtor inglês Geoff Wilkinson que havia formado um grupo promissor de Jazz Rap um ano antes chamado US3. E a partir disso começou uma grande história de sucesso.

A música escolhida para ser sampleada foi "Cantaloop Island" do revolucionário músico de Jazz, Herbie Hancock que já era adepto a fusão de ritmos. Mas viu sua obra ser totalmente revigorada e se tornar um megahit mundial. O maior sucesso da história da Blue Note Records.

A música denominada agora como "Cantaloop (Flip Fantasia)" realmente fez história chegando a 1 milhão de cópias vendidas só nos Estados Unidos. Chegou também ao Top 10 da Billboard e fez do álbum "Hand Of Torch", lançado em 1993, um sucesso comercial.

A partir daí o US3 não parou mais. Sempre mesclando Jazz com Hip Hop e convocando novos vocalistas e rappers. a banda foi construindo uma carreira consistente. Não mais para um público tão amplo, mas ainda assim mantendo a mesma pegada que o consagrou.

E depois de dois anos do seu último álbum "Stop. Think. Run", o US3 está de volta todo renovado e revigorado com os rappers Oveous Maximus e Akala que dão vida ao álbum "Lie, Cheat & Steal", ainda sob a batuta de Geoff Wilkinson que também assina a produção.

O álbum vem naquela toada conhecida do US3 da fusão do Jazz com Hip Hop, com o piano alucinante de Geoff, trompete matador, agora sob a responsabilidade de Bryan Corbett, mas com uma pegada mais saborosa e latina em muitas vezes. Muito graças a participação de Maximus.

O álbum ainda traz Ed Jones no saxofone e claro Geoff Wilkinson nos teclados sempre precisos. E o rapper britânico Akala também é um capítulo a parte, pois é considerado umas das maiores revelações do gênero sendo até agraciado com um prêmio MOBO Award.

A grande faixa do álbum sem dúvida é a música "Uptown" que vem numa batida flamenca irresistível e um trompete rasgando tudo. Isso sem falar na ótima interpretação de Oveous Maximus soltando palavras em espanhol e dando um clima caliente para o som.

Outra maravilha sonora é a faixa título "Lie, Cheat & Steal" com os dois rappers Maximus e Akala fazendo um dueto arrepiante, além dos acordes quentíssimos do piano de Geoff Wilkinson. Esta música aliás é a prova de que uma fórmula conhecida pode ser renovada.

Destaque também para as faixas "Who Am I", "(You Are) So Corrupt", "You Make Me Wanna", "I Feel You", "Ghost" e "The Ring". Com letras fortes e coerentes, instrumentos crus cintilantes e uma produção impecável, diria que é um álbum realmente imperdível.

Altamente recomendado!


Sérgio Scarpelli



Para ouvir o álbum inteiro acesse www.us3.com