16/11/2019

Poema para os Beatles

Com muita paixão o diretor Danny Boyle cria uma fantasia incrível para homenagear a maior banda de todos os tempos.





“Yesterday” é um filme bem simples. Uma comédia romântica leve que serve como pano de fundo para uma homenagem rasgada aos Beatles. Mas eu vi muito mais que isso. Primeiro de tudo “Yesterday” é uma grande idéia. De uma criatividade ímpar. Como o cinema merece ter.Ainda mais se levarmos em conta que Vingadores, Star Wars e outros blockbusters atuais são idéias que foram criadas nos anos 60, 70.

Ou seja, Danny Boyle abusou do melhor recurso que um criador pode ter. A imaginação. Mudar a história do mundo pra passar sua mensagem. Mesmo recurso que usa o Tarantino que metralha Hitler, que faz Bruce Lee perder uma luta, ou que aniquila os assassinos de Sharon Tate. Outra coisa que é sensacional são os tapas com luva de pelica que Danny Boyle dá.

Primeiro nos arrogantes irmãos Gallagher, que se acham gênios da música mas não passam de bons músicos que seguiram à risca o que os Beatles inventaram. A crítica a essa ânsia de sucesso que assola as pessoas nesse século. O que é mais importante, o dinheiro ou os valores ? O sucesso a qualquer custo ou o caráter? a essa montanha russa que se tornou o sucesso e o fracasso no mundo digital.

Fora que de um jeito engraçado ele também bate na tecla de que essa onda do politicamente correto está deixando o mundo mais coxinha. Mas o grande recado é a valorização da obra dos Beatles. Realmente o que aqueles 4 caras de Liverpool fizeram ninguém nunca mais vai fazer. Reunir numa banda três compositores do quilate de John Lennon, Paul McCarthney e George Harrison é algo único.

Era muita genialidade junta. Algo que só acontece uma vez na vida. Se os Beatles fossem lançados hoje teriam bilhões e bilhões de views, dólares, streamings, downloads ...Nietzche dizia que sem a música a vida seria um erro. Mas tem uma frase no filme que é tão forte quanto. “O mundo sem os Beatles seria bem pior”. E sem Coca Cola também.


Por Sérgio Scarpelli