15/06/2011

R&B com Alma

Em seu 6º álbum "Pieces Of Me" Ledisi escancara seu talento e mostra uma total independência, difícil de se ver no R&B atual.
 
 
 
 

Já não é de hoje que esta garota que nasceu na meca do Jazz, a cidade de New Orleans, vem encantando a todos com sua voz única que vem lá do fundo da alma. Desde de seus áureos tempos na cena underground da Soul Music até hoje como uma artista de sucesso.

E seu novo álbum "Pieces Of Me" é uma prova disso. No sentido bíblico da coisa, é o 6º álbum de sua carreira. Mas se contarmos desde "Lost & Found", seu primeiro álbum lançado como artista mainstream, não é errado dizer também  que trata-se do 3º álbum da cantora.

E posso dizer também é talvez o mais criativo e mais independente desta sua nova fase. Temos ótimos momentos de boa música com sonoridades diferentes para o R&B. Claro que nada comparado a "Soulsinger" seu primeiro álbum que é uma obra prima Soul.

Mas com certeza "Pieces Of Me" apresenta muitos vestígios daquela Ledisi dos tempos de vacas magras. Ela mostra uma auto-confiança fora do comum, Mostra-se uma cantora menos disciplinada em se tratando da grande indústria e por isso brilha muitas vezes.

"Pieces Of Me"  é um espécie de declaração de auto-realização da mulher Ledisi. Por exemplo ela explora a multiplicidade da identidade feminina como na faixa "Into You". Fala sobre o ego em músicas como "Hate Me" e "Shut Up". E revela seu coração em músicas como "Stay Together".

E tem mai, Ledisi tem um timbre único e é de um ecletismo absurdo. Tem horas que soa poderosa como uma Patti LaBelle ou Aretha Franklin. Outras vezes, encarna aquele estilo mais melancólico de uma Billy Holiday. E tem momentos que é moderna como uma Janelle Monae.

Para fazer "Pieces of Me" contou com um time de colaboradores múltiplos, incluindo Chuck Harmony, Rideout Rex e Salaam Remi. Fiquei até imaginando o que Ledisi poderia fazer com colaboradores como Rick Rubin e Paul Epworth responsáveis por "21" da Adele..

Isso porque, muitos dos produtores que Ledisi escolheu estão fazendo músicas as pencas neste mundinho R&B. E é onde Ledisi derrapa às vezes em "Pieces OF Me" A implantação de faixas, produções e letras clichês prejudicaram um pouco a sua mensagem de individualismo.

Mas no todo "Pieces of Me" é um bom álbum. Repleto de canções de amor envolventes e alguns grooves agradáveis. Nas 12 faixas, a cantora mostra que ela está plenamente satisfeita e segura de quem é e o que quer. Não importa o que os críticos podem dizer.

Destaque maior para duas músicas. "Shut Up" que é uma pancada das boas com base eletrônica e um Ledisi exuberante. É o melhor R&B que ouvi este ano. A música "Raise Up" é outro belo momento. Mais densa com um arranjo mais para os lados do Hip Hop.

Outras faixas boas são "Hate Me", "One Step Ahead", "Bgty", e a lindísssima faixa título "Pieces Of Me" onde Ledisi abusa de cantar bem. Poderia ser melhor? Poderia. Eu acho que Ledisi tem mais talento e mais atitude do quem tem mostrado. Mas vale a pena mesmo assim.


Recomendado!


Sérgio Scarpelli