06/11/2008

Kanye West - Graduation

Kanye West prova em seu álbum porque é referência no Hip Hop atual.

 
 
 
 
Ele não é lá um grande cantor ou rapper. Mas seu universo de idéias é bem rico. Isso o diferencia dos demais e gera qualidade em sua música. Produtor consagrado e artista multi-platinado Kanye West prova em seu "Graduation" que mais do que fazer sucesso sabe fazer música urbana como poucos.

Sempre curti muito o trabalho de Kanye, principalmente nas suas produções com John Legend e Alicia Keys. Ele consegue unir a old school com o moderno com muita facilidade. Mas sempre fui reticente quanto aos seus trabalhos solos por mais que reconhecesse Kanye como um grande nome do Hip Hop e porque não da música black. Mas este álbum "Graduation" que termina uma espécie de trilogia que Kanye inventou, me surpreendeu e para o bem.

Além daquelas músicas dignas de tocar a todo volume em enormes utilitários 4x4, Kanye West mostrou que melodia pode ser um diferencial para toda uma geração de rappers. Hip Hop pela sua própria característica tem tudo pra se tornar cansativo depois de duas ou três músicas. Mas "Graduation" não cansa. Quando você pensa que vai se encher, Kanye muda o estilo e consegue manter a gente em sua vibe.

West focaliza em tendências e provoca uma mudança no uso que o rap faz dos samplers. No lugar de faixas incidentais, todo o disco é recheado de "mashups", com outras músicas sobrepostas pela rima. Mas é no hip hop mais clássico que ele abusa do talento.

A belíssima faixa "I wonder" é um dos melhores músicas hip hop que ouvi nos últimos tempos. Assim como "Flashing Lights" e a clássica "Everything I Am". Delícia de música gente. Outros destaques vão para a mistura insólita de Daft Punk com Edwin Birdsong em "Stronger" e "Good Life" onde ouvido atento descobre a voz de Michael Jackson. Pra quem gosta de Hip Hop, o álbum "Graduation" é indispensável. E pra quem não gosta é uma boa forma de estrear na vertente.

21/04/2008 18:35:07