25/11/2009

Bem-vinda de Volta, Sade.

"Soldier Of Love" é o nome do novo álbum de Sade que sai no próximo dia 8 de fevereiro.
 
 
 
 

Depois de 10 anos, a diva nigeriana Sade Adu está de volta. Seu novo álbum "Soldiers Of Love" será lançado no dia 8 de fevereiro de 2010 pela Sony/BMG. É o  primeiro álbum de estúdio desde o multiplatinado “Lover’s Rock” de 2000.

Em dez anos o mundo mudou muito. A música mudou radicalmente. Até seu jeito de comercialização. Resta saber como Sade vai se comportar e que tipo de música irá fazer. Claro que dificilmente ela vai mudar o estilo que a consagrou.

Sade Adu na verdade se chama Helen Folasade Adu. Nascida em Ibadan na Nigéria em 1959

, Sade cresceu em Colchester no Reino Unido, ouvindo mestres da Soul Music como Marvin Gaye, Curtis Mayfield e Donny Hathaway.

Descobriu o seu talento musical  ainda no colégio, tanto como cantora como compositora, quando aderiu a uma banda de funk latino formada por alguns dos seus amigos. Um pouco mais tarde fundou a banda Sade com Stuart Matthewman, Andrew Hale e Paul Spencer Denman.



Em 1984 lançaram seu álbum de estréia, "Diamond Life", que incluía o single “Smooth Operator” que estourou na Inglaterra. Mas foi o álbum seguinte ”Promise” de 1985 o que consolidou a carreira do grupo ficando nas paradas norte-americanas por seis meses.
 
Com um o Grammy nas costas, os álbuns seguintes “Stronger Than Pride”, “Love Deluxe”  e “Lovers Rock” também foram sucessos de público e crítica. Se bem que eu acho que “Lover’s Rock” é uma obra menor do grupo.

Mas é o que  eu sempre digo, um Sade menor é muito maior que a maioria das músicas que tem por aí. E “Soldier Of Love” deve  se valer desta premissa. Porque já que o mundo da música está uma confusão, melhor acalmá-lo com uma música nova da Sade.


Sérgio Scarpelli


Ouça o single "Soldier Of Love. Acesse www.sade.com