16/09/2011

Salve o Acid Jazz

A dupla holandesa Delmontis estréía na música com o impecável álbum "Straightfoward Fascination" que resgata o melhor do Acid Jazz.
 
 
 
 

Existem muitas definições para o Acid Jazz. Movimento que nasceu na Inglaterra nos Anos 90 que buscava modernizar a vertente e que acabou revelando grandes nomes na música. Mas para mim a definição é muito simples: Acid Jazz é um groove criado a partir do Jazz.

Partindo desta premissa, ao ouvir o álbum "Straightfoward Fascination" da dupla holandesa Delmontis a conclusão também é simples. Estamos diante de um álbum impecável de Acid Jazz. Grooves orgânicos criados a partir da mistura do Jazz, com Soul, Funk e Gospel.

Os resposáveis são os excelentes músicos Frank Montis e Rolf Delfos. Frank é um exímio pianista e vocalista, e compôs e cantou a maioria das músicas do álbum. Já Rolf é craque no saxofone e já participou de projetos como The Houdini’s e The Jazzinvaders.

Ou seja, uma dupla bem afiada que ainda escalou 6 músicos para participar de toda a cozinha do álbum e ainda a cantora Laura Vane e o produtor Diesler. Tudo muito perfeito com canções transparentes, arranjos sublimes e um perfeito equilibrio entre o Jazz e outros ritmos.

E o resultado são 10 faixas irrepreensíveis a começar por "Righ From Wrong" e "Better Than Best" que são os grandes destaques do álbum. Os metais são algo de absurdo e Frank Montis manda muito bem nos vocais. Isso sem contar o sabor único dos instrumentos tocados ao vivo.

Outras maravilhas são "Straightfoward Fascination" que é um Acid Jazz de primeira grandeza. Parece Incognito em muitas vezes. E além de tudo tem a Laura Vane que arrebenta tudo.E ainda temos as deliciosas "Illusions" e "Live My Life", essa última bem estilão Steely Dan.

Supresa holandesa incrível. Altamente recomendado!


Sérgio Scarpelli