09/02/2009

O R&B de Ryan Leslie.

Em seu álbum de estréia no mercado americano, Ryan Leslie mostra que o R&B bem tratado é realmente incrível.
 
 
 
 

Ele nasceu em Washington há 30 anos. Estudou na famosa Universidade de Harvard. Tinha tudo para ser um político de sucesso. Mas as batidas do seu coração aumentavam quando o assunto era música. Aí ele jogou tudo pro alto e foi em busca do seu sonho maior.

Ele é Ryan Leslie. Produtor de sucesso que já trabalhou com grandes nomes da indústria como Beyoncé, LL Cool J., Britney Spears, Snoop Doog, Cassie e muitos outros. E que também é cantor. Assinou contrato com a Universal em 2003 e lançou apenas na Europa, o álbum “Just Right”.

Pois bem, agora chegou a hora do mercado americano conhecer os seus dotes vocais. Ryan Leslie está lançando o álbum que leva seu próprio nome e que tem uma coleção de grandes músicas R&B. Com uma produção impecável e influências do Hip Hop, Soul e Gospel.

Ryan Leslie é completo. Além de musicalmente estar acima da média, sabe utilizar como ninguém os novos meios de divulgação da música. Tem um canal próprio no Youtube e escreve quase que diariamente em seu Blog.

Ryan Leslie
passou por  grandes frustrações quando fez seu primeiro álbum “Just Right”. Os primeiros singles extraídos do álbum "The Way That U Move Girl" e "Used 2 Be" não foram bem nos charts americanos e o lançamento foi cancelado naquele país.
 
Passados alguns anos e até um bom desempenho na Europa, Ryan deu a volta por cima em 2008 com os singles "Diamond Girl" e "Addiction" que explodiram nas rádios. E mais ainda, o making off do video de “Addiction' se tornou um hit no Youtube com mais de 1 milhão de views.

Estes ótimos resultados deram todo aval para que finalmente Ryan Leslie estreasse em seu país. E posso dizer que le caprichou. Seu álbum trata muito bem o R&B e o torna muito mais interessante que os similares do gênero.

Não que seja de todo esplendoroso. Tem vários momentos que cai no lugar comum. Mas alguma músicas são de uma originalidade e de uma qualidade fora de série. Ryan, que vive no Harlem em Nova York, soube muito bem enriquecer os elementos do Hip Hop através de arranjos e melodias bem construídas.

A faixa “You’re Fly”é de uma beleza descomunal. É como se de uma hora pra outra Stevie Wonder se enveredasse para os lados do Hip Hop. Ryan tem um jeito de cantar singular. Ele rapeia e canta ao mesmo tempo. Um dos melhores R&Bs dos últimos tempos.

“Wanna be good”
é outra bela canção. Tem uma levada suave mas nada bobinha. Ela também carrega um certo peso nos vocais e instrumentação. Assim como a faixa “Irina” que é mais romântica mas não perde o beat do Hip Hop.

“Just Right”, “Quicksand” e “Valentine" são ótimas pedidas do álbum também. O resto foi feito especialmente para o mercado americano. Ou seja, um R&B mais comercial, menos inspirado e nada especial.


Sérgio Scarpelli


Para ouvir algumas faixas do álbum acesse www.mypace.com/ryanleslie