23/10/2009

Womack por Richardson

Em seu mais novo álbum, Calvin Richardson faz mais do que uma homenagem a Bobby Womack. Ele faz justiça.
 
 
 
 

Que Calvin Richardson é um dos grandes cantores de Soul Music da nova geração, disso eu nunca tive a menor dúvida. Mas o seu senso de justiça em reparar a história da Soul Music foi uma surpresa para mim. Ainda mais do jeito como foi feito.

“Facts of Life: The Soul of Bobby Womack” é antes de mais nada o melhor álbum de Soul Music tradicional do ano. Impecável desde a primeira nota. Calvin Richardson abusa de cantar bem. Em cada música ele coloca mesmo seus sentimentos mais profundo.

Por isso o álbum vai além de uma simples homenagem ao som de Bobby Womack. Foi tão cuidadosamente pensado que Calvin Richardson mostra a genialidade de um dos artistas mais subvalorizados nas últimas quatro décadas.

Bobby Womack começou como um cantor evangélico, mas lá pelos anos 60 se juntou aos seus irmãos e formou o grupo vocal The Valentinos. Mas foi nos anos 70 que ele deslanchou lançando dezenas de músicas ótimas e inteligentes.

Como por exemplo "Harry Hippie" ou "Woman's Got To Have It", que o colocou no Rock and Roll Hall of Fame. Nos anos 80 ele continuou produzindo coisas ótimas como "If You Think You're Lonely Now” e "I Wish He Didn't Trust Me So Much”.
 
Mesmo assim quando se fala em Soul Music seu nome quase sempre é esquecido.É com este pano de fundo que Richardson tenta corrigir um erro,  trazendo a história incrível Womack a uma nova geração que aprendeu a curtir a Soul Music.

Calvin Richardson em grande parte permanece fiel a essa história, usando as modernas técnicas de gravação para tornar as faixas absolutamente Old School. E sua bela voz, como de costume, insinua um Bobby Womack original .

Destaque para a faixa  deslumbrante “Across 110Th Street”. Devo confessar que há muito tempo não ouvia a versão orginal de Womack. Mas claro que fui revisitá-la após ouvir a versão de Calvin Richardson. Bobby Womack me emocionou.

Outras maravilhas deste ábum são "That's the Way I Feel About 'Cha", "Love Has Finally Come At Last" que tem a participação muito especial de Ann Nesby, "You're Welcome" , "I'm Through Trying To Prove My Love To You " e principalmente Woman's Got To Have It".

A produção ficou a cargo de Tres Gilbert, que manteve a base simples e autêntica das músicas, deixando Calvin Richardson e as backing singers Artia E. Lockett, Latonya G. Givens e Tony Hightower brilharem a vontade.

Seria injusto e até errado dizer que Richardson melhorou as versões originais das músicas de Womack.  O que temos aqui é o pupilo que deixou seu mestre orgulhoso de tão talentoso e competente que foi ao prestar sua homenagem.

Altamente recomendado!

Sérgio Scarpelli