06/11/2008

Com apenas 19 aninhos, ela é a nova sensação da música britânica.

Conheça Adele

 
 
 
 
O pessoal não perde a mania de rotular as coisas. Quantos jogadores de futebol já não foram chamados de "novos Pelés". E quantos conjuntos de rock já tiveram o título de "novos Beatles". Agora estamos diante da "nova Amy Winehouse". O nome dela é Adele.

Não há como negar a semelhança de Adele com o estilo de Amy. Mas essa história de ser sucessora é uma grande idiotice. Até porque Winehouse está visivelmente se destruindo, enquanto Adele está nascendo.

De semelhanças, a voz marcante é uma delas. A produção também muito graças a Mark Ronson que é produtor de Amy Winehouse. De resto o repertório muda um pouco. Em vez do soul rasgado, Adele despontou no ano passado com canções intimistas, misturando elementos do jazz com música pop.

E foi assim que Adele chegou aos 'charts' britânicos com sucesso e foi premiada sem ao menos lançar um CD. Exatamente, como uma canção no My Space, Adele foi a escolha de 50 músicos ingleses para ganhar o Brit Awards 2008. Ela foi inclusive, convidada para se apresentar no show de Jools Holland na BBC.

E lógico, depois disso tudo o álbum de estréia era uma questão de tempo. E "19" foi lançado e aclamado pela critica. A facilidade com que Adele canta é algo sobrenatural. Ela é por demais talentosa e seu timbre vocal é forte e ao mesmo tempo suave. Canções como "Best For Last", "Chasing Pavementes" e "Right as Rain" mostram uma incrível maturidade para alguém de sua idade. Adele não é apenas uma voz bonita e afinada, é uma voz com alma.

Em "Crazy For You" que nos remete imediatamente aos tempos áureos do Massive Attack, Adele parece estar brincando de cantar. Em "Daydreams", que abre  o disco mostra que Adele é capaz, de sozinha, fazer música, sem precisar de acompanhamento.

"19" é um belo disco e mostra que mais do que lembrar Amy Winehouse, Adele é mais um talento que brota na Inglaterra com uma personalidade única. E tenho certeza de que se daqui há dois anos aperecer uma cantora jovem, vão dar o rótulo de "nova Adele".

26/02/2008 13:40:50