29/06/2009

Flevans - Unfabulous

Mais um talento descoberto pela Tru Thoughts usa as batidas eletrônicas para renovar o Funk.
 
 
 
 

Apesar de já estar com um álbum novo chamado "27 Devils", o ponto alto do britânico Flevans vem lá de 2007. É exatamente o álbum "Unfabulous" que contrariando seu próprio nome tem um som fabuloso misturando com maestria acordes eletrônicos, elementos da Disco Music e batidas Funk.

Apesar de ter sido reconhecido no circuito Dance como DJ, Flevans antes de mais nada é multi-instrumentista. Toca piano, guitarra e baixo, entre outros, e tem no Jazz sua base de inspiração. Isso é notório pelo cuidado que ele tem de colocar em seus beats, incursões incríveis de metais.

Isso é notório por exemplo na faixa "Loose Gardeneer" que mesmo sendo essencialmente uma música eletrônica, o saxofone e piano fazem toda diferença. E assim Flevans vai desenvolvendo seu som com vocais incidentais e samples excêntricos.

Flevans é natural da cidade de Brighton. Começou sua carreira já há um bom tempinho quando mandou para a Tru Thoughts seus experimentos sonoros numa fita cassete. A partir daí começou a gravar uma série de singles , EPs e o primeiro álbum  "Make New Friends".

Este "Unfabulous" é o segundo. Extremamente criativo, Flevans prova a cada faixa seu enorme talento em misturar coisas e dar tudo certo. Como disse antes, elementos do Jazz e do Funk orgânicos se fundem naturalmente com as programações do seu computador.

E assim temos um belo resultado como a música "The Greeting Song" que nos remete diretamente a Stevie Wonder lá do começo da década de 70. Outra beleza é "Cold Hands". Um legítimo groove eletrônico feito para pista. "12 Apostles" é um funkão retrô no estilão One Way e similares.

Pra ouvir e dançar!


Sérgio Scarpelli