01/07/2010

Vikings do Groove

O grupo sueco Glam Sam and His Combo volta a atacar com seu groove no álbum "The Paradise Groove".
 
 
 
 

A turminha boa de groove liderada por Mats Samuelsson está de volta com sua música divertida feita a partir do Jazz e suas fusões com a Disco, o Funk e a Soul Music. É o Glam Sam and His Combo que lançou no último dia 11 de junho o álbum "The Paradise Groove".

Quem conheceu o Glam Sam através do seu primeiro trabalho "Groovy" vai notar uma certa diferença. Diria que eles estão um pouco mais comerciais e menos experimentais. Nada que influa na ótima música dançante que eles são capazes de produzir.
 
Aliás vou mais longe. Eu acho que este apelo Pop fez muito bem ao Glam Sam pois eliminou muitos sinais do já cansado NuJazz que eles emitiam no primeiro álbum. Agora eles estão dormindo abraçados com um globo espelhado e isso é muito bom.

"The Paradise Groove"
é um álbum acima de tudo alegre. Aliás isso é matéria prima da música Disco tanto que ela está aí há mais de 30 anos sendo reiventada. É muito bem produzido e traz vocalistas de primeira como o ótimo Biker Boy e principalmente Carl Beluga.

Além da Disco Music, temos muitos elementos de House, de Funk e de Jazz. Tanto que eu o defino como um álbum Funky. São batidas deliciosas para qualquer hora da noite. Vai bombar tanto no meio de uma pista quando nos sofazões dos lounges.

Destaque  muito especial para "The Last Days Of Disco". Ela é realmente o símbolo da mudança de som do Glam Sam. Como o próprio nome sugere, é uma bela homenagem ao reino de Donna Summer e dos Bee Gees por isso vem carregada de elementos Pop.

Outra bela faixa é a pedrada jazzy "Staying Home With My Baby". Além do show do cantor Carl Beluga ela dá frescor ao NuJazz. Mesmo lembrando os melhrores momentos de Mario Biondi, a batida que vem por trás é pesada e inovadora.

Outros destaques são os boogies "Holding On (To The Disco)", "Shake" Your Booty e "Only You (Make Me Feel Good). Isso sem falar na patada atômica "Rock & Roll" que não tem nada de Rock & Roll e o divertido groovy "A Bossa Drop-Out".

Enfim o Glam Sam and His Combo está te convidando para dançar. Altamente recomendado.


Sérgio Scarpelli


Para mais detalhes acesse www.myspace.com/glamsamandhiscombo