04/07/2011

Tudo Em Casa

A excelente cantora britânica Beverley Knight lança álbum e DVD com grandes clássicos da Soul Music criados na terra da Rainha.
 
 
 
 

Não é sempre que um álbum de covers me chama a atenção. Não que eu seja um xiita e só queira saber das versões originais das músicas. Mas é que em 99% dos casos a versão original é infinitamente superior ao cover. Salvo raríssimas exceções.

O mais novo álbum da grande soul singer inglesa Beverley Knight  chamado "Soul UK" não foge a regra. A maioria de suas versões são inferiores das gravações originais. Mas a intenção do álbum é maravilhosa. É uma espécie tributo de Beverley às suas raízes.

Lógico que em se tratando de alguém com o talento e a idade de Beverley Knight, um álbum de covers é meio que uma saída para se evitar o risco de apresentar algo novo para ser julgado pelo público. É uma espécie de zona de conforto onde tudo é muito conhecido.

E "Soul UK" é isso mesmo. Confortavelmente bom. Ele passeia por canções Soul inglesas que entraram para história por serem boas e também por serem inglesas. Na época em que os americanos dominavam a cena inteiramente e os britânicos eram apenas underground.

Por exemplo no álbum tem a versão para música "Mama Used To Say" eternizada por Junior Giscombe e que foi a primeira música inglesa a conseguir o primeiro lugar nos charts americanos de R&B e Soul. Isso em 1982. Ou seja, quanto tempo os ingleses ficaram a ver navios.

Tem também outras pérolas que conseguiram sair da Ilha rumo a América como "Fairplay" de Jazzie B e seu inesquecível Soul II Soul"When You Gonna Learn" de Jay K e seu maravilhoso Jamiroquai, ou o hit  "Say I'm Your Number One" da sumidona Princess.

Enfim, o álbum é digno de nota porque Beverley Knight é uma cantora de Soul simplesmente brilhante e impõe sua personalidade às músicas. Mesmo quem em algumas vezes esta personalidade a faça escorregar como na música do Jamiroquai, ela se sai muito bem.

Outro fato digno de aplauso é a produção impecável tanto do álbum quanto do seu show que vem em DVD para quem comprar sua versão física. Ao vivo realmente, Beverley Knight arrebenta com tudo e aquele problema do cover se esvairece em segundos.

Os destaques do álbum são "Southern Freeez", que para mim é até um pouco superior a versão da banda Freeez, a faixa "Don't Be A Fool",  a baladassa "Always And Forever" e finalmente "Round And Around" que é do mesmo nível da gravação de Jaki Graham.

Enfim, nada de novo mas tudo em casa. Recomendado!


Sérgio Scarpelli