20/02/2009

Fabio Nobile – Always Love

Mamma Mia!!! O versátil músico italiano Fabio Nobile lança um magnífico álbum de NuJazz.
 
 
 
 

Fabio Nobile
é mais um daqueles italianos talentosos que escolheram o Jazz como religião. Seu novo álbum “Always Love”. é um dos melhores discos de NuJazz dos últimos tempos. E isso não é nehuma surpresa, já que na velha na bota, assim como na Alemanha, o NuJazz realmente bomba.

Mas no caso de Fabio Nobile o NuJazz está mais para a fusão entre a Soul Music e o Jazz, temperada com Bossa Nova. Ele vai na mesma vibe de seus conterrâneos Nicola Conte, Gerardo Frisina e Otto Casagrande. Ou seja, produz um som mais  orgânico e consistente se afastando de modismos.

Ouvindo “Always Love” cheguei a conclusão que a grande carta na manga de Fabio Nobile foi a escolha de vocalistas sublimes. Como Agata Leanza, Tania Michelle ou a chinesa Lehan Jin que são simplesmentes esplêndidas. Cantam absurdamente, e imprimem altas doses de sensualidade.

E como isso não bastasse, Fabio Nobile é notável como compositor, arranjador e músico. Neste álbum ele toca a maioria dos instrumenstos. Bateria, baixo, guitarra, piano, vibrafone e percussão. E seus arranjos são melódicos e harmoniosos. O cara é fera mesmo.
 
A música que vai fazer você ir correndo atrás deste italiano é sem sombra de dúvida “Always Love”. Um escândalo de linda. Tem uma levada bossa bem no estilão NuJazz mas é de uma riqueza musical avassaladora. O vocal de Agata Leanza simplesmente  faz você se apaixonar por ela.

Ela que canta também em outro grande momento do álbum. E canta na  lingua pátria de Fabio. “D’improvviso”  é emocionante. A pegada aqui é mais Acid Jazz com altas  doses de brasilidade e os vocais em italiano, dão mais elegância e charme a música. A melodia também é belíssima.

Mas a grande faixa do álbum na minha opinião é “Didn’t You Know ” que tem uma forte influência da Soul Music. Aqui dá pra notar realmente a fusão de estilos que Nobile faz. O vocal impressionante de Tania Michelle é o lado negro da música. E o melhor lado do disco!

Audição obrigatória!

Sérgio Scarpelli

Para ouvir as faixas “Always Love”, “ D’Improvviso” e “Didn’t You Know ” acesse  www.myspace.com/fabionobile