10/11/2008

Cool Million – “Going Out Tonight”

Cool Million revisita a Disco de maneira sublime.

 
 
 
 
"Take soul back to the future". É com esta frase que o coletivo Cool Million define sua música. Eu vou além. Ouvindo seu álbum de estréia "Going Out Tonight" diria que o Cool Million nada mais é do que a Disco Music com os dois pés em 2008. E garanto que isso é tudo de bom.

O Cool Million na verdade é um duo fundado pelo dinamarquês Frank Ryle e pelo alemão Rob Hardt. Frank é figurinha carimbada no que podemos chamar de "Denmark Soul Music". Ele fundou o incrível site Soulportal.dk  que o permitiu formar uma rede mundial imensa de artistas, radios, gravadoras e DJs. Já Rob é um respeitado DJ, produtor e compositor. Simplesmente já trabalhou com Chaka Khan, Keith Sweat e até o Zapp. Mais recentemente foi o responsável pelo aclamado álbum "U Don't Want My Love" de Donald McCollum. É de Rob também o projeto de jazz/house "Defloristics".

Se separados eles já causavam furor na Europa, imagine então juntos? Com o Cool Million tanto Rob  quanto Frank chegaram ao topo da criativiadde e realmente produziram algo bom e fresco. Mesmo usando elementos batidos, eles conseguiram reencaixar clichês e fazer uma música de dança sublime.

Como nenhum dos dois tem dotes vocais, convocaram uma seleção de novos talentos da soul. E nem preciso dizer que o resultado é notável. Em "Going Out Tonight" eles contam com os vocais do próprio Donald McCollum, além de Eleana Young, Rene Jones, Lene Riebau. Laura Jackson, Jahah, Robert Walker, Karen Groth e CJ Anthony.

Destaque para a faixa "Leave me" com Laura Jackson. Com uma batida totalmente "Zhané", é um groove contagiante com melodia chicletinho e vocais negros alucinantes. A melhor do álbum. Outra que é fantástica é "Get up On The Floor" com Donald Mccollum. Balanção feito sob medidad para os vocais foprtes de Donald. "Give Me My Love" com CJ Anthony é uma disco music na veia.

Eu sou fã da fase negra da Disco Music e é muito bom que um grupo novo não só me relembre disso, mas também me faça vibrar novamente com o estilo. E eu vibrei.

Sérgio Scapelli

14/09/2008 16:07:13