10/09/2009

Ledisi Está de Volta

Em "Turn Me Loose" ela aposta da mesma fórmula do anterior "Lost & Found"e acerta de novo.
 
 
 
 

Soul misturado com R&B clássico, Jazz, Gospel, e pitadas de Reggae. Os scats aparecem na dose exata, dando um sabor único. E apesar do vozeirão, nenhuma música gritada e nenhum exagero. Esta é a fórmula do álbum "Turn Me Loose" que a cantora Ledisi acabou de lançar. Ela repete a fórmula do anterior "Lost & Found"e tem tudo para fazer tão bonito quanto.

Tecnicamente "Turn Me Loose" é o quarto álbum da cantora. Mas se falássemos que é o segundo não estaríamos errados também. Porque simplesmente os dois primeiros álbuns de Ledisi foram lançados de uma maneira independente. Mas depois de ser eleita "Faces to Watch" pela  revista Billboard, ela ingressou na grande indústria e ficou conhecida por todos.

Então "Turn Me Loose" é realmente o segundo álbum de Ledisi para o mercado mainstream. Não vou ficar aqui fazendo uma ode ao mercado alternativo, mas mesmo sendo muito competente no que faz, a Ledisi do grande público é bem diferente daquela da cena alternativa. Isso pra ser bonzinho  e não falar que ela era muito melhor antes.

Mesmo assim, Ledisi está muitíssimo acima da média do que tem sido feito por aí. E "Turn Me Loose"é a prova. Um álbum bem acabado, rico em melodia, e que tem Ledisi em plena forma como intérprete. Fora que o time de produtores é uma seleção. Raphael Saadiq, Chucky Thompson e a dupla Jimmy Jam & Terry Lewis. Ou seja, ela realmente estava em boas mãos.

Destaque 5 estrelas para a música "Please Stay". A melhor do álbum com muitos corpos de vantagem. O dedo de Raphael Saadiq aqui foi fundamental. Ele até dá uma palhinha nos vocais. Grande música. Outra faixa que vale registro é "Everything Changes"que também tem um arranjo mais retrô soul e Ledisi abusa de cantar bem aqui. Aliás como canta!

Outras faixas que valem a pena são "Higher Than This", a bluseira "Turn Me Loose", "Alone" e "Say No" que é muito lindinha. A impressão que fica ao ouvir "Turn Me Loose"´´que apesar de ser um bom álbum, Ledisi poderia ser muito mais que temos aqui. E poderia também apostar em outras fórmulas, um pouco mais ousadas. Mas em time que está ganhando...

Sérgio Scarpelli


Álbum disponível no Itunes