10/06/2009

A Familia Hypnotic Brass Ensemble

Das ruas de Chicago para o mundo, sete irmãos se juntam para mostrar o melhor do Jazz Groove.
 
 
 
 

Dez anos se passaram desde que o Hypnotic Brass Ensemble foi fundado pelos filhos do trompetista Sun Ra Arkestra. E eles nasceram nas ruas de Chicago e ficaram famosos pelo mundo por causa destas performances. Mas das esquinas da Wind City para os estúdios de gravação demorou bem mais tempo.

Seu primeiro álbum foi lançado em 2004 sem muita empolgação. Aí eles começaram a acompanhar artistas mais renomados como Mos Def, Aquilla Sadalla e Phil Cohran. Até que em 2007 o Hypnotic Brass Ensemble barabarizou no festival de jazz “North Sea Jazz Festival“ e sua carreira engrenou de vez.

Formado pelos irmãos, Smoove
, June Baji, Hudah, Jafar Baji, Elcid, Clef e L.T , e pelo músico Kelan Phil Cohran que não tem laços de sangue mas de talento, o Hypnotic Brass Ensemble é praticamente uma orquestra de metais a serviço do Jazz. Vários trompetes, trombones e apenas uma bateria.

O resultado é uma grooveria que não tem tamanho. Eles possuem uma sonoridade diferente e apetitosa, capaz de transformar até o mais improvável fã de Jazz num grande apreciador do estilo musical. Tudo muito orgânico sem nada de eletrônico propositalmente. E tudo muito dançante e fantástico.
 
E isso você pode conferir facilmente no novo álbum do Hypnotic Brass Ensemble que leva apenas o nome do grupo e que chega a ser um absurdo em termos de bom gosto. Nada do que você vai ouvir aqui soa comum. Os arranjos são insólitos. Os metais tocados de uma forma voraz e as melodias muito bem arquitetadas.

O álbum que ainda conta com os convidados Malcolm Catto, Tony Allen, Flea e Damon Albarn , tem como grandes destaques as faixas "War", "Gibbous", "Alyo", "Ballicki Bone", "Jupiter", "Marcus Garvey", "Party Started", "Sankofa", "Satin Sheets", "Hypnotic" e "Rabbit Hop". Não dá pra deixar de ouvir!


Sérgio Scarpelli



Conheça algumas faixas do álbum. Acesse www.myspace.com/hypnoticbusiness