01/06/2011

Antológico Volume 2

Tom Moulton, o maior e mais respeitado DJ de todos os tempos, novamente revisita a Philly Soul e faz um álbum de remixes soberbo.
 
 
 
 

Junho já começou com uma ótima notícia para os amantes da música negra de verdade. O DJ Tom Moulton, o mestre dos mestres, inventor do remix entre outras mil qualidades, está lançando o segundo volume da sua coletânea "Philly Re-Grooved: The Tom Moulton Remixes”.

Tudo aqui é antológico. O artista que é uma lenda viva, a seleção de músicas é sublime, a época escolhida, é o início do movimento Philly Soul que daria origem a Disco Music mais tarde e até a qualidade sonora que é digna de aplausos.

No ano passado Tom Moulton já tinha lançado  "Philly Re-Grooved: The Tom Moulton Remixes” que foi um dos lançamentos mais esperados  pelos aficcionados em Disco Music. Mas o álbum apesar de fantástico pecava na qualidade  já que as matrizes vieram de gravações em 7 polegadas.

Neste Volume 2 isso não acontece. Muito pelo contrário. Tom Moulton deu uma verdadeira turbinada no som e todas as faixas estão remasterizadas de uma forma impecável. Aí já viu né? Como naquele tempo tudo era feito de forma orgânica, o som deste álbum é absurdo.

A Philly Sound explodiu no cenário mundial com os Delfonics e logo depois com First Choice com o  hit  “Armed & Extremely Dangerous" que praticamente deu início a Era Disco. E é exatamente por contar a segunda parte desta história é que este álbum é obrigatório

E outro detalhe interessante, Tom Moulton que já beira os 70 anos continua com uma técnica infalível em seus remixes. Sempre privilegiando a parte melódica da música e ressaltando suas bases instrumentais. É mais que a velha escola, é a escola propriamente dita.

Como disse bem Dimitri From Paris, Tom Moulton é um produtor e DJ como nenhum outro. Com seu computador ele consegue fazer as mesmas coisas que fazia há 40 anos. Consegue o mesmo som que fazia nos Anos 70 no estúdio com os melhores engenheiros

Ou seja, a Philly Sound aqui é tratada por um cara que tem tanta história quanto ela. Destaque 5 estrelas para a faixa "Smarty Pants" com a banda First Choice. Como é bom ouvir isso de novo, totalmente remodelada, mas com um som e uma qualidade fora do comum.

Outros destaques são "Straight From The Heart" com Loose Change, "Love At The First Sight" com Moment Of Truth, "Beware, She's Pulling My Strings" com Flashlight, "One Step Way" também com o First Choice e "Incompatible" com Ultra High Frequency.

Antológico é pouco. Altamente recomendado.


Sérgio Scarpelli