04/03/2011

Lado B da Disco Music

Joey Negro dá uma de arqueólogo do groove e lança uma coletanea primorosa de tesouros perdidos da Disco Music
 
 
 
 
Que Joey Negro é um talentoso DJ e produtor isso todos estão carecas de saber. Que ele também é um arquivo vivo do groove nas últimas décadas isso também já foi provado em suas coletâneas. Mas em "The Soul Of Disco Vol.3" ele também se revelou também um arqueólogo

A impressão ouvindo o álbum inteiro que tem 26 deliciosas faixas é que  Dave Lee (Joey Negro) entrou de carona naquele famoso "De Lorean", viajou no tempo e visitou toda a cena underground da Disco Music, selecionando o que ela tinha de melhor.

"The Soul Of Disco Vol.3" é um trabalho minuncioso de escavação do final da década de 70 e comecinho da de 80.  Esta é a primeira vez que a maioria destas faixas estão disponíveis em CD ou digitalmente. Ou seja, o registro que temos aqui foi tirado de antigos vinis ou fitas da época

Conceitualmente, "The Soul Of Disco Vol.3" explora mais o som verdadeiramente negro do que nas edições anteriores. Temos aqui Funky Grooves 04/04 autênticos inspirados na Philly Soul principalmente e que fazia a alegria da moçada que frequentava o lado obscuro da Disco.

O público em geral rotula a música Disco como  a música do  Village People e da Donna Summer. Mas era bem mais que isso. A Disco Music também tinha seu lado independente das pequenas gravadoras, pequenos grupos que tocavam em clubes undergrounds.

A internet tem ajudado bastante nesta descoberta também, fazendo chegar ao público músicas que tinham problemas de distribuição. Outro fator é que muitas destas músicas do início dos anos 80 carregavam o som da Disco que foi banido a força do mercado mainstream.

Musicalmente esta coletânea oferece uma ampla variedade de estilos dentro dos parâmetros da Disco Soul. E dos três volumes da coleção, que aliás vendem muito bem, é a mais criativa de todas e que realmente faz você mergulhar num mundo que você não sabia que havia existido.

Tem muitos destaques dentro deste universo de 26 faixas. Mas as melhores sob o meu ponto de vista são "I'm In Love" de Cela, "Blow You Out Tonight" dos Hippolytes, "Disco Discouraged" do Sanctuary , "Skate Dancer" de Vinzerelli  e "One Two Three (Come See About Me)" do Phenomenal.

O lado B do lado B da Disco Music numa primorosa seleção. Altamente recomendado!


Sérgio Scarpelli



Para comnhecer o álbum acesse www.zrecords.ltd.uk