06/11/2008

Sy Smith - "The Syberspace Social"

Conheça o soul futurista e cósmico da bela Sy Smith.

 
 
 
 
O estranho "We won't stop" de 2003 do Brand New Heavies revelou pelo menos uma grata surpresa pra gente. A ótima Sy Smith. Ela que havia iniciado sua carreira 3 anos antes com o álbum "Pykosoul", teve  no disco do grupo inglês uma espécie de empurrãozinho. Bom este empurrão veio desembocar no final do ano de 2007 com o delicioso e futurista "The Syberspace Social".

Produzido por ninguém menos que Ali Shaheed Muhammad (antigo membro dos grupos Lucy Pearl e A Tribe Called Quest), James Poyser (Soulquarian), o produtor Nicolay e o talentoso Vitker Duplaix, "The Syberspace Social" é um CD  que mistura de forma saudável a música eletrônica com os velhos e bons funk, foul, r&b, jazz e hip hop. Tudo isso delineado com uma voz agradável e ao mesmo tempo potente de Sy.

Ainda falando da ficha técnica, o disco traz uma participação ultra especial de Anthony Hamilton, que segundo a própria Sy é seu cantor preferido desde 2005. Nada boba a menina.

Destaque para as faixas "Stand Alone" que ilustra bem o som futurista da cantora, "Welcome 2 Syberspace" é deliciosamente estranha e "Aquarius Rising" que tem uma batida contagiante.

Sy Smith nasceu em New York, mas cresceu na capital, Washington DC, ao som de bandas Funk. Depois mudou-se para Los Angeles onde teve a oportunidade de desenvolver tanto o seu talento como cantora como também de compositora e produtora. Esqueci de dizer que ela também assina a produção. Depois do seu álbum debut, e sua participação no disco do Brand New Heavies, Sy trabalhou no álbum de estréia de Ali Shaheed Muhammad chamado "Shaheedullah and Stereotypes", e e deu uma palhinha também no último álbum do produtor holandês, Nicolay.

Agora é a vez de "The Syberspace Social" que além de ter um soul futurista, tem futuro na soul na music.


Sérgio Scarpelli

04/02/2008 09:04:51