09/02/2009

DePhazz & The Radio Bigband Frankfurt - Big

Até na hora de fazer um “The Greatest Hits” o grupo alemão DePhazz surpreende e inova.
 
 
 
 

Formado por Pit Baumgartner, Karl Frierson, Pat Appleton e Otto Engelhard, os alemães do DePhazz surpreenderam o mundo da música ao apresentar em 1997 o álbum "Detunized Gravity" que tinha uma sonoridade até então exclusiva aos negros e latinos.

O grupo tomou a Europa de assalto, conquistando rápido sucesso nas pistas de dança com sua música electrônica com fortes influências do Jazz, do Breakbeat, Trip Hop e do agora "velhinho" Drum'n'Bass.

Doze anos se passaram, mais 5 álbuns foram lançados com sucesso, e o DePhazz cruzou  a ponte do underground para o mainstream. Tudo sem perder a originalidade, a qualidade e muito menos o tom irônico que sempre marcou a trajetória do grupo.

E na hora de lançar uma espécie de “The Greatest Hits” isso não seria diferente. Mais do que fazer um catadão, o DePhazz preferiu reiventar sua própria obra neste lançamento maravilhoso que é o álbum “Big”.

Pra quem não se liga muito na banda, é um ótima oportunidade para fazer a iniciação. E pra quem ela já é velha de guerra, posso dizer que “Big” é um deleite só. Traz os maiores hits da carreira do DePhazz e gravadas (acreditem) de uma forma orgânica.
 
“Big” teve o apoio da radio pública alemã Hessischer Rundfunk, liderada por Jörg Achim Keller. Daí o nome “The Radio Big Band Frankfurt”. Foi a radio que reuniu o grupo eletrônico com uma Big Band de verdade, com tudo que tem direito.

Destaque, lógico, para a faixa “Jazz Music” que eu considero a melhor música que o DePhazz já fez. Com esta repaginada orgânica então, ela só subiu no  meu conceito. O que já era execelente, ficou irresistível.

Outra maravilha é “Preachin' To The Choir”. Neste caso o remake é superior a original. Parece que este olhar orgânico redescobriu o som e tornou-o quase que uma nova música. Karl Frierson arrasa aqui com sua voz soul. Ficou simplesmente sensacional.

“Excoursion en mer”, “The Mambo Crazy”,  “Heart Gallery” e um dubmix de “Jeunesse Dorée” são outras faixas memoráveis deste “Big”. Que como o próprio nome indica traz um grande banda, com grandes músicas, proporcionando grandes momentos.


Sérgio Scarpelli


Para mais detalhes sobre “Big” acesse www.myspace.com/dephazz