21/02/2009

Tracy Cruz – Fell’osophy

Muita emoção, talento e boa música na estréia de Tracy Cruz. Uma soul singer brilhante.
 
 
 
 

Talvez o nome não seja o mais perfeito para uma cantora de música negra. Nem mesmo sua descendência latina seja um cartão de visita para a vertente. Mas contra fatos não há argumentos. Em cada faixa do álbum “Fell’osophy” encontramos uma perfeita cantora de Soul Music.

Encontramos a voz única de Tracy Cruz. Natural de San Jose na California, ela foi sempre uma prodígio. Aos 12 anos de idade já cantava barbaridade e faturava todos os concursos de novos talentos que ela decidia participar. Com o tempo foi apurando seu talento e hoje temos uma artista completa.

Tracy Cruz também é uma excelente compositora. É aquele tipo de pessoa que coloca emoção em tudo que faz. Suas letras expressam com detalhes suas próprias experiências na vida e no amor. É como se as frases formassem uma imagem de tão bem encaixadas que elas estão.

Fora isso a produção de Allen Ross privilegiou as belas melodias criadas por Tracy e explorou seus dotes vocais ao extremo. Em cada faixa temos diferentes estilos de voz e tudo vindo da mesma cantora. É brilhante o trabalho que Tracy e Allen desenvolveram aqui.

“Fell’osophy” é um disco e tanto. Das 16 faixas diria que 80% é de um nível muito alto. São músicas que tem como base letras introspectivas, melodias fortes e arranjos exuberantes. Fico imaginando que se no álbum de estréia Tracy Cruz já fez tudo isso, o que será  capaz de fazer com anos de estrada.

Destaque para a faixa “Expression Sensation”. Groove delicioso onde o vocal de Tracy Cruz lembra um monte de cantoras soul, mas no final você percebe que está diante de algo único. E esta sensação não é só neste músicão. Ela te acompanha durante o álbum inteiro.

A Neo Soul está muito bem representada pelas faixas “My Valentine”, “Emotional Love”, “Can’t Change Me”e “A Better Day”. Todas no mesmo nível, ou seja, o topo. Assim como as baladas, “Blue Eyes”, “Let me Sing”, “Amigo”e “Waited for You”.

Grande álbum, altamente recomendado!

Sérgio Scarpelli

Para mais informacões sobre este álbum acesse www.myspace.com/tracycruzmusic