22/07/2009

Tuomo – Reaches Out For You

O Soul Man finlandês lança seu segundo álbum e confirma cada vez mais sua genialidade .
 
 
 
 

Não foi sorte de principiante. Se Tuomo já parecia um novo fenômeno da Soul Music no seu álbum de estréia, agora com “Reaches Out For You” ele confirma substancialmente este prognóstico. O cara é demais.

Para a Soul Music é quase um fato insólito a procedência de Tuomo Prättälä. Ele nasceu na Finlândia. Aos 7 anos já tocava piano, depois se formou no “Helsinki Conservatory of Pop and Jazz” e começou sua carreira como engenheiro de som.

Passado algum tempo ele se especializou em produção e trabalhou em mais de 10 álbuns de 7 diferente artistas. Foi bastante premiado, reconhecido, até que em 2007 se lançou em carreira solo com o aclamado álbum “My Thing”.

Pra ter uma idéia o site “Soul Seduction”que é extremamente rigoroso em suas avaliações deu 5 estrelas para o álbum. E digo que foi mais que merecido. Afinal Tuomo encarnou os espíritos da Motown e da Stax e fez um trabalho memorável. 

Agora Tuomo vem com “Reaches Out For You” que é mais denso que seu primeiro álbum. Ele trilhou outros caminhos em algumas faixas misturando a sua Soul Music com Classic Rock, numa clara intenção de cruzar o Atlântico para conquistar a América.

E no que diz respeito especificamente a Soul Music ele continua retrô. As influências vindas de caras como Marvin Gaye, Stevie Wonder e Donny Hathaway são escancaradas. Tem cada musicão que é de arrepiar.

“Ordinary”
tem toda aquela levada soul característica de Donny Hathaway, mas Tuomo canta assim de um jeitão “Lenny Kravitz”. A faixa “Sweet With Me" lembra muito a fase anos 70 da Motown. Aparentemente doce, mas que no fundo mostra uma construção poderosa.

“Reach Out For You" é uma balada linda. Essa calcada no que Marvin Gaye fazia nos áureos tempos. “Head Above The Water” e “Firsts” soam novas e velhas ao mesmo tempo. Aliás esta é a maior característica de Tuomo.

Da série não dá pra deixar de ouvir!


Sérgio Scarpelli



Para conhecer algumas faixas deste álbum acesse www.myspace.com/organkane