08/03/2010

Cada Vez Mais Cool

Cool Million resgata mais uma vez o groove do início dos anos 80 no fantástico álbum Back For More.
 
 
 
 

O Cool Million idealizado pela dupla Frank Ryle e Rob Hardt continua seguindo a risca o seu lema: “Take soul back to the future”. Só que em seu segundo álbum "Back For More" além de resgatar o groove do início dos anos 80, eles produziram algo sublime em todos os sentidos.

Um álbum impecável do começo ao fim. Vou até mais além. É o melhor álbum de "boogie" que eu ouvi nos ultimamente. Porque mais do que matar a saudade daqueles áureos tempos, o Cool Million ensina as novas gerações o que é groove de verdade.

Ou seja, dá para usar e abusar das novas técnicas de produção, dos beats de computadores, e mesmo assim manter a musicalidade, originalidade e o bom gosto. E "Back For More" é exatamente isso. Por mais que se sinta as vezes a máquina tocando em vez do instrumento.

Outro fator relevante é que a Europa tem a mente mais aberta para aceitar este resgate, principalmente a Inglaterra. Tanto é que os primeiros singles "Sweet Baby" e "Back For More" lançados primeiramente em vinil 7" foram amplamente bem recebidos.

O álbum "Back For More" é deleite total. É maravilhoso ver este tipo de música sendo produzida em pleno Século 21. Ele é altamente dançante, soulful e vigoroso. A Soul Music produzida logo depois da Era Disco é aqui saudada de um forma soberba.

Se não bastasse as melodias muito bem arquitetadas e o groove na dose exata, Frank e Rob tiveram todo cuidado para escalar o time de vocalistas. Tem muita gente da Old School como Leroy Burgess, Melissa Morgan, Eugene, Wilde, Dee Dee Wilde e Noel McKoy.

E gente mais nova que tem prestado ótimos serviços a Soul Music como Paul Mac Innes, Rena Scott, Jeniqua, entre outros. Resumindo tudo foi muito bem pensado e por isso arrisco adizer que este álbum estará pelo menos entre os 10 melhores de 2010.

E lógico que um álbum tão bom assim tenha inúmeros destaques entre suas faixas. "Sweet Baby" cumpriu exemplarmente sua função de dar a primeira boa impressão do álbum. É um groove delicioso e conta com a presenca magnífica de Melissa Morgan.

"Back For More"
que tem os vocais de Eugene Wilde e que dá nome ao álbum é a minha preferida. Não só pela música em si que é arrasadora, mas é que ela é a que mais ilustra o conceito do prórpio Cool Miilion. É essencialmente retrô mas jamais antiga.

Outro detalhe interessante é que quando ouvi pela primeira vez esta faixa, fiquei com vontade de resgatar um monte de músicas daquele início dos anos 80 como por exemplo "I Love You More" da dupla Rene & Angela, ou "Walking Into Sunshine" do grupo Central Line.

Outros destaques são "Making Love" com vocais de Jeniqua, "Just Dance" com Noel McKoy, "You Got Style" com Clare Evers, "I'm So Glad" com Paul Mac Innes, "Magiq" com Jahah e a deliciosa "Loose" de Eugene e sua irmã Dee Dee Wilde.

O melhor álbum do ano até aqui. Altamente recomendado.


Sérgio Scarpelli