06/11/2008

Sophia Nelson – Woman in Love

Sophia Nelson. A Africa dando mais sabor a soul music.

 
 
 
 
Mais um excelente álbum de Soul Music sai neste abençoado ano de 2008. Desta vez a dona do vozeirão é Sophia Nelson. Uma quase veterana que perambula entre o jazz e o soul com um brilho único. E o que é melhor, Sophia nasceu em Ghana e não se esqueceu de onde veio. Ela adiciona a soul music todo o sabor africano e o resultado é fabuloso.

Sophia começou sua carreira em 1992 lançando o belo álbum "Lotty" que fundia muito bem o jazz e a soul com ritmos caribenhos, principalmente da terra de Fidel Castro. A partir daí ela foi para traz do palco e fez backing vocals principalmente para Celine Dion e nunca mais gravou nada. Mas seu lugar sempre foi na frente. E nesses anos todos Sophia brilhou em festivais de jazz pelo mundo todo.

Agora, depois de 16 anos, ela lança este belo "Woman in Love". Seu segundo álbum apenas. Realmente não dá para entender certas coisas que acontecem na música. Mas antes tarde do que nunca. E Sophia aparece em grande forma com uma coleção de músicas classudas.

Começando pela faixa título que é o bom gosto em forma de música. Tem um arranjo soul/jazz com certos elementos de Caribe. Um arraso. Outra que é sofisticação pura é "Over". Uma soul music dos áureos tempos de Anita Baker. Sabe aquela coisa romântica mas sem ser melosa?

"Someone Special" é outra faixa desbundante. Aqui realmenrte você sente o quanto o vocal de Sophia é diferenciado. É uma voz forte porém gostosa que você pode ouvir durante horas e não cansa. "Mystic Melody" começa como um jazz de bar esfumaçado só com um pianinho ao fundo e depois entra totalmente no Caribe.

E finalmente "Living Up To Dreams" é um groove que passeia pelo acid jazz. Lembra o Incognito no começo de carreira.

Sensacional e imperdível!

Sérgio Scarpelli

11/07/2008 13:00:02