06/11/2008

Beat Assailant – Hard Twelve

Um belo encontro entre o Jazz e o Hip Hop. É o Beat Assailant.

 
 
 
 
Este disco saiu em 2005. Mas mesmo dois anos e pouco depois ele continua atual como nunca. Afinal sua fórmula é arrasadora. A fusão do jazz com o hip hop e um delicioso tempero do sofisticado soul de Atlanta. O nome do cara é Beat Assailant que bem poderia ser chamado de "Guruzinho".

Hard Twelve é um álbum chique. Foi gravado em Paris entre Fevereiro 2002 e Dezembro 2003 com a exímia colaboração do produtor Zash. É um álbum de hip hop com jazz na essência. Mas dá pra sentir outras influências como a música afro e brasileira por exemplo. Na verdade aqui o rapper Beat Assailant prova não só seu talento, como também se mostra um cara com uma vasta cultura musical.

Beat nasceu em Miami mas mudou-se para Atlanta e lá pode sentir que sua música poderia se desenvolver. Como dissemos várias vezes, Atlanta hoje é um lugar onde exala a boa black music.

E com a ajuda dos produtores Sol Messiah (Zulu Nation) e Tim & Ted (La Face Records), o mocinho chegou onde queria. Além de gravar Hard Twelve, ele abriu shows para ninguém menos que o grupo "Outkast".

Quanto ao seu estilo de rap, Beat Assailant não esconde sua admiração pelos trabalhos de MC Solaar e Blackjack. E seu rap vai por estas bandas mesmo. É mais suave do que de costume.

Hard Twelve é um álbum precisa ser ouvido por inteiro. Mas a faixa título,  assim como "Chronic Break" merecem um destaque especial de tão especiais que são.

Uma bela dica para os fãs do Hip Hop e para aqueles que gostam de jazz sem regras ou preconceitos.

Sérgio Scarpelli

24/03/2008 15:06:15