22/07/2010

Nova Geração, Velhas Canções

John Legend e The Roots se juntam para regravar clássicos da Soul Music no álbum "Wake Up".
 
 
 
 

É muito bom ver gente da nova geração da Soul Music tentando ensinar aos jovens o que é na verdade música de qualidade.Que estas coisas que eles costumam adorar cheia de acordes eletrônicos retos, de vocoders e com uma falta de imaginação total não é música.

O título é mais do que apropriado "Wake Up". Como se por trás estivesse uma mensagem subliminar do tipo "acordem deste pesadelo que se tornou o R&B atual ". É isso que o novo álbum de John Legend com The Roots tem a dizer, mesmo que esta não seja a intenção.

Poderia soar com uma mensagem nostálgica ou apelação se ela não viesse de quem vem. Tanto o cantor John Legend quando o grupo de Hip Hop "The Roots" são altamente bem sucedidos e consolidados, e não tem mais nada que provar para ninguém.

O álbum que só sai em setembro além de inaugurar um duo fantástico, traz remakes muito bem produzidos de grande músicas de Donny Hathaway, Marvin Gaye, Harold Melvin & The Blue Notes e outros grandes artistas da Old School. Realmente uma aula.

Incrível que a idéía do álbum nasceu no programa Late Night com Jimmy Fallon durante as eleições de 2008 em que Obama acabou eleito. Segundo John Legend havia naquele momento um sentimento que todos poderíamos fazer algo para tornar o país melhor

Por isso tanto Legend quanto o The Roots quiseram voltar à música dos anos 60 e 70 onde havia muita luta por parte dos jovens para tornar a America e o mundo todo, um lugar melhor para se viver
. Eram músicas que ecoavamos sentimentos de uma nação inteira.

Eu ouvi o único single disponibilizado e que dá nome ao álbum. o remake de "Wake Up Everybody" de Harold Melvin & The Blue Notes que conta ainda com a participaçãi da cantora Melanie Fiona e do rapper Common. Ficou linda e orgânica esta versão.

Outras músicas que já se sabe que fárão parte do álbum são "Wholy Holy” de Marvin Gaye, “Little Ghetto Boy" de Donny Hathaway e uma canção inédita feita especialmente para este álbum chamada "Shine". Só nos resta agora aguardar dia 21 de setembro.


Sérgio Scarpelli