26/05/2011

O Melhor Soul Atual

A dupla inglesa Smoove & Turrell lançam "Eccentric Audio" que é de longe o melhor álbum de Soul Music dos últimos tempos.
 
 
 
 

Eles são ingleses e brancos mas isso são apenas detalhes. Ao ouvir "Eccentric Audio" , o segundo álbum da dupla Smoove & Turrell temos o melhor em termos de sonoridade negra da atualidade. Não é a toa que eles são chamados na Inglaterra como "Nu-Northern Soul Boys".

Smoove que na verdade se chama Berry Geordie é um produtor de mão cheia. Ele usa a eletrônica apenas como um meio de locomoção. Conhece música como poucos por isso cria arranjos atemporais inspirados no Soul, Hip Hop, Jazz e Rhythm & Blues.

John Turrell é um notável cantor. Tem um timbre diferente que chega até a beirar esquisito para a Soul Music. Mas que no final se encaixa perfeitamente. Classifico-o como um das melhores vozes Soul desta nova geração. Tanto que ele é sonho de consumo de muitos produtores

E os dois juntos tem uma química incrível. Desde o primeiro álbum onde eles arrebentaram tudo principalmente com a música "Beggarman" que já dava sinais claros de como a Soul Music deve se comportar diante das inovações da música Esse é o futuro sem dúvida.

Em "Eccentric Audio" eles lapidaram aquele tipo de som. Atenuaram um pouco os acordes eletrônicos e se concetraram em melodias belíssimas que tem resposta magnífica na voz de Turrel. A gente sente a Black Music dos Anos 70 mas sente nuances de Massive Attack também.

Ou seja, o som de Smoove & Turrell é original e criativo. Mesmo carregando elementos de muitas coisas que a gente já ouviu, ele traz aquele frescor de som novo. Fora que uns aninhos a mais nas costas fez bem a dupla que se apresenta mais focada no que quer passar.

O lançamento oficial de "Eccentric Soul" está agendado para o mês de junho. Mas já tive acesso as faixas e posso garantir que é o álbum Soul do ano. O primeiro single "Slow Down" que já está rolando por aí é a materialização de tudo isso que estou falando.

Outra detalhe brilhante do álbum é que Smoove & Turrell exploram também aquele Funky Disco que não acontecia antes. Faixas como "In Deep", "I Need A Change", "Broke" e principalmente "It's Falling In Love" que é a melhor do álbum, são um convite constante para a pista.

Outras faixas que são belíssimas são as baladas "Money", "Wasted Man" e "Don't Let It Go To Your Head". Ou seja, "Eccentric Audio" é tão bom e completo que merece até ser comprado na versão física. O título de melhor álbum do ano acaba de mudar de mãos.


Altamente recomendado!


Sérgio Scarpelli



Veja o video de "Slow Down" na seção videos.