05/11/2008

Ledisi – Lost & Found

Em primeira mão, Lost & Found. O novo álbum da Ledisi.

 
 
 
 
Todo final de ano, a revista Billboard faz uma lista chamada "Faces to Watch" que é mais ou menos uma aposta da revista nos artistas que você precisa prestar atenção no ano que vai começar.

E na última lista, Faces to Watch - 2007, Ledisi figurava simplesmente no Top 10. Foi uma grande surpresa para mim, já que Ledisi, apesar de seu talento absurdo, é uma cantora que perambula apenas no circuito alternativo da soul music. Seu contato com a grande indústria se resume a uma bela participação no álbum tributo a Ella Fitzgerald. E só.

Vamos ver se a Billboard apostou certo. Pelo menos agora as cartas estão na mesa com o lançamento de Lost & Found. O terceiro álbum de sua carreira e seu debut na Verve. E pelo que eu ouvi, a Billboard tem uma quadra de ases nas mãos. Belo disco!!! Nada comercial, com um cuidado extremo na produção e escolha perfeita de repertório. Ledisi domina os vocais com a categoria de uma veterana. E coloca muita energia nisso.

A receita musical é soul misturado com r&b clássico, jazz, gospel, e pitadas de reggae. Os scats aparecem na dose exata, dando um sabor único no CD. E tem outra coisa fundamental, apesar do vozeirão, Ledisi jamais grita. Jamais exagera.

Faixas como "Today", "Alright" ,"Upside Down", "Joy" e "We Are One" num dueto com Rahsaan Patterson, garantem o lugar de melhor álbum de Ledisi já lançado. E falando em aposta, já entrou na minha disputa particular de melhor álbum de 2007. 

Sérgio Scarpelli

03/09/2007 11:16:06